Folha de S. Paulo


Autor fecha com editora para escrever nova biografia de Roberto Carlos

O novo livro de Paulo Cesar de Araújo sobre Roberto Carlos sairá em 2016 pela Record, anunciou a editora nesta quarta (17).

O anúncio foi feito uma semana depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) liberar a publicação de biografias não autorizadas no país.

Segundo comunicado enviado pela editora, será "uma nova biografia". "Paulo Cesar é quem vai decidir [como será o livro], mas de qualquer maneira será um livro novo, uma biografia do Roberto Carlos atualizada", disse à Folha o editor-executivo Carlos Andreazza, responsável pela ficção nacional e pela não ficção da casa.

André Durão/UOL/Avener Prado/Folhapress
O cantor Roberto Carlos fala sobre show em navio; à esq. o escritor Paulo César de Araújo é entrevistado no
O cantor Roberto Carlos fala sobre show em navio; à esq. o escritor Paulo César de Araújo é entrevistado no "Roda Viva"

De acordo com advogados, Araújo não poderia relançar "Roberto Carlos em Detalhes" –seu livro que saiu de circulação em 2007 após acordo judicial com o biografado– mesmo depois da decisão do STF. A alternativa, então, seria escrever uma nova biografia.

O mercado tinha como certo que o livro seria publicado pela Companhia das Letras, que editou "O Réu e o Rei" (2014), do mesmo autor, contando os bastidores da disputa iniciada em 2007, quando Roberto Carlos entrou com ação contra a comercialização da biografia "Roberto Carlos em Detalhes".

Mas, no mesmo dia da decisão do STF, como revelou a Folha no sábado (13), a Record fez uma proposta à agente literária de Araújo –oferecendo-se para publicar "Roberto Carlos em Detalhes" ou outra biografia que ele desejasse escrever.

Luiz Schwarcz, editor da Companhia das Letras, disse que não comentaria o caso.

Este será o segundo livro de Paulo Cesar de Araújo pela Record, por onde ele publicou, em 2002, "Eu Não Sou Cachorro, Não".


Endereço da página: