Folha de S. Paulo


Novo 'The Wall' intercala momentos íntimos de Roger Waters com show espetacular

"Você fala inglês?", pergunta Roger Waters ao barman de um hotel na França.

"Não." Não importa. Waters pede mais uma bebida e descreve a ele os detalhes do ataque que matou seu pai, Eric Fletcher Waters, em 1944, na Segunda Guerra.

Esse é um dos vários momentos íntimos e tocantes dos quais o espectador de "Roger Waters The Wall" é tirado para ser lançado de volta ao palco da recente turnê de "The Wall", com impressionantes sons e imagens.

O filme traz todo o show apresentado por Waters entre 2010 e 2013 –com cenas gravadas em apresentações na Grécia, Canadá e Argentina– e revela parte do que se passava do lado de trás do muro, quando os músicos não eram vistos pela plateia.

Como um filme de rock, é um dos maiores espetáculos já levados às telas. Não é, porém, apenas rock'n'roll.

Há uma forte mensagem, repetida de diversas formas ao longo de todo o filme: as guerras são desumanas, irracionais, inúteis.

Waters aparece chorando ao ler a carta que informou sua mãe sobre a morte de seu pai e visita o túmulo do avô, morto na Primeira Guerra, ao lado de seus três filhos. O show e o filme tratam de um drama que continua vivo.

No Iraque, no Afeganistão, na África, as guerras seguem matando inocentes. Em seu momento final, "Roger Waters The Wall" exibe fotos e perfis de pessoas mortas não apenas em conflitos armados, mas em ações do Estado ou em crimes políticos, de soldados americanos a civis iraquianos ou jovens iranianos.

Entre eles, três brasileiros: Jean Charles de Menezes, morto pela polícia em Londres, em 2005, ao ser confundido com um terrorista; Sergio Vieira de Mello, diplomata morto num atentado no Iraque, em 2003; e Chico Mendes, ambientalista assassinado no Acre em 1988.

"Roger Waters The Wall" lembra que as guerras são muitas, de todos os tipos e estão por toda parte.

ROGER WATERS THE WALL
DIREÇÃO: ROGER WATERS E SEAN EVANS
PRODUÇÃO: REINO UNIDO, 2015
QUANDO: ESTREIA MUNDIAL EM 29/9 (INGRESSOS A PARTIR DE SEXTA, 19/6, NO SITE ROGERWATERSTHEWALL.COM)


Endereço da página: