Folha de S. Paulo


Roger Waters volta a pedir que Gil e Caetano cancelem show em Israel; leia

O músico inglês Roger Waters, ex-baixista e líder do Pink Floyd, escreveu outra carta em que pede a Caetano Veloso e Gilberto Gil que cancelem seu show em Israel, marcado para 28 de julho.

"No mês passado eu escrevi para Caetano e Gil e não recebi nenhuma resposta, mas suponho que eles irão cruzar a linha do piquete e tocar em Tel Aviv. Que seja", afirmou Waters, em texto datado de domingo (7).

O músico fala de dois jovens baleados em janeiro por forças israelenses.

A carta foi encaminhada à Folha pela organização BDS (sigla para "boicote, desinvestimento e sanções"), um movimento global que busca pressionar Israel pelo fim da ocupação de territórios palestinos, e confirmada pela produção do músico.

A BDS promove a campanha "Tropicália Não Combina Com Apartheid", que pede o cancelamento das apresentações dos brasileiros. Um abaixo-assinado organizado pelo grupo no Facebook reunia, até a tarde de terça-feira (9), 12.432 assinaturas.

CAUSA

Nos últimos anos, Waters manifestou-se diversas vezes em favor da causa palestina e já pediu a Neil Young, Robbie Williams e a Lauryn Hill que também desistissem de suas turnês em Israel. Funcionou no caso de Lauryn Hill, em maio.

Procurada pela Folha, a produção de Gilberto Gil e Caetano Veloso afirmou que os cantores não irão se pronunciar sobre o caso e que manterão o show em Israel na data prevista.

Leia a carta na íntegra:

"Ao Editor,

No mês passado eu escrevi para Caetano e Gil e não recebi nenhuma resposta, mas suponho que eles irão cruzar a linha do piquete e tocar em Tel Aviv. Que seja. Eles devem ter razões imperativas que estão guardando para si mesmos. Em minha carta a eles, eu falei sobre futebol, praias, direitos humanos e sonhos. Aqui vai uma história sobre sonhos e futebol.

Jawhar Nasser Jawhar, 19, e Adam Abd al-Raouf Halabiya, 17, dois jovens e promissores jogadores de futebol, sonhavam em um dia jogar profissionalmente, talvez até defendendo a camisa do país deles. Em 31 de janeiro, enquanto eles caminhavam para casa, saindo de uma sessão de treinamento no Estádio de Faisal al-Husseini em al-Ram, no centro da Cisjordânia, forças israelenses abriram fogo contra eles sem aviso.

Jawhar foi atingido sete vezes em seu pé esquerdo e três vezes no direito. Halabiya foi ferido uma vez em seu pé esquerdo e uma no direito. Médicos no hospital governamental de Ramallah dizem que os dois nunca chutarão uma bola de futebol de novo; na verdade, serão necessários seis meses de tratamento antes que os médicos possam avaliar se eles poderão andar novamente.

Estes dois jovens não foram acusados de nenhum delito, e nenhum inquérito foi aberto sobre as ações dos soldados responsáveis por suas lesões incapacitantes.

Assim, Caetano e Gil, Jawhar e Halabiya não estarão presentes no show de vocês em Tel Aviv. No entanto, os homens que os balearam estão livres para comparecer, se desejarem.

Roger Waters

7 de junho de 2015, Nova Iorque"


Endereço da página:

Links no texto: