Folha de S. Paulo


Pedro Luís atualiza faixas que compôs para outros artistas

Conhecido por subir ao palco cercado de muitos parceiros e amigos nos shows de Pedro Luís e a Parede e do Monobloco, Pedro Luís lança sozinho em DVD e CD uma apresentação de canções de sua autoria gravadas por outros artistas.

Seu único parceiro nessa "operação de resgate" é o percussionista Paulino Dias. Pedro canta e toca violões e cavaquinho, numa espécie de show caseiro. Tudo foi gravado no ateliê do artista plástico carioca Sérgio Marimba.

"Chamei umas 20 ou 30 pessoas, entre amigos e fãs que ficaram indignados porque não iríamos abrir para o público. Ter essa gente ali é confortável para quem está cantando."

Ricardo Gomes/Divulgação
O cantor Pedro Luís e a cantora Zélia Duncan
O cantor Pedro Luís e a cantora Zélia Duncan

A base para o repertório foi a turnê "Por Elas", que o cantor fez em 2014, homenageando as cantoras que gravaram faixas compostas por ele. A isso adicionou inéditas e alguns números para apresentar em dueto com convidados.

"Quando rodei com esse show, vi a surpresa do público em certas cidades que eu nunca tinha visitado antes. As pessoas conheciam as músicas, mas não sabiam que eu era o compositor delas", conta Pedro. Essa peculiaridade o instigou a criar o novo projeto.

Segundo ele, para revelar às pessoas a força que outros intérpretes dão a suas criações. "Creio que eles chegam a se tornar parceiros do compositor. É com a pegada deles que as músicas ficam conhecidas", conclui ele.

Ele fez música sobre o tema, "Aposto", uma das inéditas do DVD –as outras são "Samba de Cabôco", cantada por Pedro, Martinho da Vila e Mart'Nália; "Indivídua", que apresenta com o coautor, João Cavalcanti; "Véu de Filó", com Bruna Caram e Duda Brack; e "De Nós", gravada com Zélia Duncan. Outra inédita muito especial para Pedro é "Parte Coração", que canta ao lado de Nina Becker. "Foi uma das primeiras que escrevi, é um samba."

Para completar o repertório, ele juntou às canções gravadas por vozes femininas outras duas que também foram divulgadas originalmente por outros artistas: "Girassol" (Cidade Negra) e "Miséria S.A." (O Rappa).

O músico acredita que "Aposto" vai ajudar a marcar seu território na MPB como compositor. "Eu me admiro mais como compositor do que como cantor. Escrevo muito, gosto de trabalhar por encomenda. Meu sonho era dar expediente como compositor. Estou começando a fazer isso, todo dia mexo em alguma coisa, termino uma parceria."

Pedro Luís fará turnê desse projeto por Rio, SP e outras capitais. Ele aproveita que o Monobloco está parado e a Parede só retoma atividades no segundo semestre de 2016. "Vamos completar 20 anos do grupo e fazer muito barulho."

APOSTO
ARTISTA Pedro Luís
LANÇAMENTO Som Livre
QUANTO R$ 26,90 (DVD) e R$ 24,90 (CD)


Endereço da página: