Folha de S. Paulo


Laerte estreia programa no Canal Brasil entrevistando atriz Marisa Orth

A cartunista da Folha Laerte estreia na virada desta terça (2) para quarta (3), exatamente à meia-noite, seu programa de entrevistas "Transando com Laerte".

Com cerca de 15 minutos, a atração será exibida pelo Canal Brasil e terá 26 episódios na primeira temporada.

Em sua estreia, Laerte, 63, conversa com a atriz Marisa Orth, 51, sobre temas como sexualidade, identidade de gênero e feminismo.

"Tem gente que tem casal de três! Outro dia, por exemplo, eu descobriu um grupo de gente que não tem tesão!", diz Orth, questionada sobre os modelos tradicionais de relacionamento que aparecem em seus trabalhos.

Os convidados são recebidos em uma casa de Perdizes, de maneira bastante informal. Para cada entrevistado, Laerte escolhe um assunto em particular para nortear a conversa. Com Tom Zé, 78, o assunto da gravação —acompanhada pela Folha no fim de 2014— seria as plantas, um hobbie do músico.

No entanto, a conversa entre Laerte e os convidados não se atém, necessariamente, ao tema proposto. No caso do programa com Orth, cujos temas eram, inicialmente, o amor e o improviso, a entrevista passa a tratar de feminismo e até do papel da internet para minorias.

"É vital pra grupos que buscam visibilidade ou força ou 'empoderamento', que é uma palavra tão estranha," diz a cartunista.

Já Tom Zé engata em uma longa conversa sobre literatura, filosofia e música."A conversa foi para qualquer lado, como muitas vezes acontece. Acho ótimo. O tema é só um ponto de partida", disse a cartunista na ocasião, após o fim da gravação.

Entre as perguntas, há o quadro do filho de Laerte, Rafael Coutinho, que participa do programa fazendo uma espécie de "batalha de desenhos". No primeiro episódio, ele e o também cartunista El Cerdo desenham a fuga de dois prisioneiros. Cada um desenha um dos personagens e não podem desenhar o cenário.

É possível assistir ao primeiro episódio de "Transando com Laerte" no site do Canal Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: