Folha de S. Paulo


Sorrentino homenageia 'napolitano' Maradona em filme exibido em Cannes

Reprodução
Sósia de Diego Maradona em
Sósia de Diego Maradona em "Youth", de Paolo Sorrentino

Após dedicar o Oscar por "A Grande Beleza", em 2014, a Diego Maradona, o diretor Paolo Sorrentino criou um personagem inspirado no jogador de futebol argentino em seu filme "Youth".

O sósia de Maradona aparece em diversas cenas do longa sobre a passagem do tempo, aclamado nesta quarta-feira (20) em sua exibição no Festival de Cannes.

Protagonizado Michael Caine, Jane Fonda e Harvey Keitel, "Youth" é ambientado em um spa nos alpes suíços, onde os três se hospedam em uma pousada de luxo durante o verão. Entre os hóspedes está um ex-craque do futebol sul-americano que ninguém chama pelo nome, mas facilmente reconhecível pelo espectador.

Divulgação
Cena do filme
Cena do filme "Youth", do diretor Paolo Sorrentino

Muitos quilos acima do peso ideal e com sinais de insuficiência respiratória, cabelo negro encaracolado, brinco na orelha e uma enorme tatuagem nas costas – não de Che Guevara, mas de Marx – o sósia de Maradona é uma cópia fiel do verdadeiro Dieguito.

Sua imagem não é mais caricatural que a do próprio jogador na vida real, e foi concebida sem ridicularizações, quase com ternura, por Paolo Sorrentino. O diretor nasceu em Nápoles, a cidade que ainda venera Maradona como um deus desde suas conquistas nos gramados nos anos 1980.

E, para que não restem dúvidas, quando o ídolo sul-americano comenta com seus vizinhos de piscina que é surdo, os outros responde: "O mundo inteiro sabe que você é surdo". Em outro momento, o sósia aparece revivendo, como em um sonho, as glórias da camisa "10", dominando no ar com a esquerda uma bola de tênis.

"Quem tem uma paixão na vida permanece jovem para sempre", resumiu Jane Fonda em Cannes, ao comentar para a imprensa a presença do jogador no filme. E, claro, o significado geral de "Youth", que disputa a Palma de Ouro em Cannes.

Veja, abaixo, o trailer do filme (em inglês)

youth


Endereço da página:

Links no texto: