Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Peça 'A Língua em Pedaços' apresenta embates filosóficos

Dirigido por Elias Andreato, com Ana Cecília Costa e Marco Antônio Pâmio em cena, "A Língua em Pedaços", texto do espanhol Juan Mayorga, resgata o valor filosófico da fé e encontra na obra da freira Teresa d'Ávila (1515-82) uma busca vertical pela verdade.

O autor retrata um momento ficcionado, em que um inquisidor vai a um monastério construído por Teresa para investigar suas ideias revolucionárias. Católica, ela enfrentou o clero ao defender a renúncia material e uma aproximação vertiginosa com Deus.

No diálogo, a fé de Teresa é colocada à prova. Ela diz que viu Jesus, e o inquisidor exerce não o papel de carrasco, mas de quem incute dúvida sobre os relatos de Teresa.

Teresa é atacada por ter lido obras proibidas e se aproximado de homens cujas posturas a igreja reprovou. Ela defende se tratar de uma experiência íntima. O inquisidor fica atado: investigar Teresa se faz possível por meio de seu relato, da palavra. Ele não tem muito mais a que recorrer.

Importa menos aferir se há um vencedor. Os discursos mostram uma revelação filosófica sobre o poder da língua e seu sentido criador.

Aparentemente, é condicional à encenação não mostrar o inquisidor como intolerante, tampouco Teresa como figura de razão indubitável. Assim, a peça depende de trabalhos minuciosos dos atores.

A construção de Pâmio se equilibra perfeitamente no desenho de um inquisidor que precisa agir com convicção, mas não o faz o tempo todo. Profere sentenças seguras, mas dá brecha para a dúvida.

Ana mostra um temperamento lúcido e breves olhares de delírio, revelando uma personagem de inteligência excepcional. Ela coloca em questão o papel da arte e da filosofia como possíveis contrapontos ao racionalismo vigente.

A iluminação e a trilha sonora –um pouco excessiva– retornam ao barroco, desenhando, sem surpresas, intensidades emotivas desse espelhamento humano no divino.

A LÍNGUA EM PEDAÇOS
QUANDO sáb., às 20h (a partir de 6/6 haverá sessões às 17h30), dom., às 19h, seg., às 20h; até 29/6
ONDE CCBB, r. Álvares Penteado, 112, tel. (11) 3113-3651/3652
QUANTO R$ 10
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO muito bom


Endereço da página:

Links no texto: