Folha de S. Paulo


Kéfera Buchmann e outros fenômenos do YouTube são disputados por gigantes da web

Fabio Braga/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 11-05-2015: A atriz e vlogger Kefera Buchmann, ficou famosa no Brasil por seu canal no YouTube; 5inco Minutos. (Foto: Fabio Braga/Folhapress, ILUSTRADA)***EXCLUSIVO***.
A atriz e vlogger Kefera Buchmann ficou famosa no Brasil por seu canal no YouTube: 5inco Minutos

A versão beta, experimental, do YouTube foi ao ar no dia 17 de maio de 2005. Como houve outros eventos em outras datas, a plataforma decidiu adotar todo o mês de maio para o aniversário.

Passados dez anos, tem agora 1 bilhão de visitantes únicos por mês, no mundo todo. E a cada minuto são colocadas na plataforma mais 300 horas de vídeo.

Mas o YouTube não está mais sozinho. Muitas de suas estrelas são agora disputadas por outros gigantes, como Netflix e até mesmo o Facebook, que passou a priorizar vídeo nos últimos meses.

Com concorrência crescente, o YouTube acaba de anunciar inéditas parcerias com produtoras, inclusive uma subsidiária da DreamWorks, para sua plataforma crescer também em qualidade.

E a disputa chegou ao Brasil, que é o segundo país em minutos de vídeos assistidos no YouTube por mês, só perdendo para os Estados Unidos.

DESDE OS 17

Estrela do quarto maior canal brasileiro da plataforma em número de inscritos, 4,5 milhões, a atriz curitibana Kéfera Buchmann, 22 anos, será atração também no Netflix.

Não vai levar para lá o 5incominutos, seu canal, nem o humor característico, mas está entusiasmada com o acordo e a chance de trabalhar com algo bem diferente, como intérprete.

Ela diz não poder "falar muito", mas que será "um drama, um superdrama", como no filme que acaba de protagonizar, "Amor de Catarina" –que também deverá estrear no Netflix.

Kéfera deu entrevista horas antes de um voo para Las Vegas, nos EUA, em viagem de uma semana para gravar uma inusitada websérie sobre luxo e moda bancada por um de seus anunciantes. Foi fotografada no Shopping Iguatemi, em São Paulo, logo depois de passar pelo cabeleireiro Wanderley Nunes.

Apesar da idade, ela já fala como uma empresária. "Comecei o canal quando tinha 17 anos", diz. "Tudo o que eu fui aprendendo foi muito sozinha, fazendo cursos, pesquisando e dando a cara a tapa no YouTube, vendo o que dava certo."

Seu sustento vem do 5incominutos "há anos", mas a empresária avança, além do cinema, pelo palco. No próximo dia 6, sua comédia "Deixa Eu te Contar" volta ao cartaz no Teatro Gazeta, de 640 lugares, em São Paulo.

Quanto à televisão, não quer saber. Quando começou no YouTube, ela "via a internet como, quem sabe, uma vitrine para tentar ser contratada por alguma emissora, alguma coisa assim".

"Só que eu fui vendo a internet tomar uma proporção muito maior e, quem sabe, até melhor do que ser de alguma emissora. Ser só mais uma dentro de uma TV."

O autor da peça de Kéfera é Afonso Padilha, roteirista do Porta dos Fundos, o maior dos canais brasileiros, que passou a marca dos 10 milhões de inscritos na segunda (11).

Muitos "youtubers", como são chamados, apesar de estarem avançando por outros meios e plataformas, são próximos e se apoiam em questões técnicas e comerciais.

O Jovem Nerd, que já era fenômeno de internet antes de ser canal de YouTube, transformou o apoio aos colegas em negócio, criando uma rede para abrigar outros canais, inclusive o Galo Frito, o terceiro no país.

Alexandre Ottoni, o próprio Jovem Nerd, e seu sócio Deive Pazos comandam a rede Amazing Pixels como parte de um pequeno império "nerd", que abrange também editora e site de comércio eletrônico.

Já com 13 anos no ar, Ottoni vê a internet se dividindo em dois caminhos, com uma parte cada vez mais profissional, como evidenciado por Netflix e "o próprio YouTube", e outra amadora, "porque você vai ter sempre a molecada".

5incominutos

TV, NÃO

Do alto de seus 36 anos, o Jovem Nerd diz que "a garotada que consome os youtubers não está acostumada a ver TV como a minha geração, por isso é comum você ver um cara que nunca apareceu em TV lotando evento".

Mederi Corumbá, 28, que faz o Galo Frito e também o canal 5AlgumaCoisa, de animação, diz que "a internet traz muito mais dinheiro, mais facilidade de produção e liberdade". "Então não tenho intenção de migrar para a TV."

Mas já avança por outras plataformas, inclusive o Facebook, que "não tem remuneração" como o YouTube, mas no qual ele postou um vídeo a pedido de um anunciante. "E funcionou, o cliente gostou."

TOP 5
Os maiores canas do YouTube no Brasil

1. Porta dos Fundos - 10 milhões de inscritos
Criado em 2012 por nomes como Fábio Porchat e Gregorio Duvivier, faz humor nonsense com o cotidiano

porta

2. Parafernalha - 6,7 milhões de inscritos
O humorista Felipe Neto fundou o canal em 2011, que satiriza casos do dia a dia

parafernalha

3. Galo frito - 6,5 milhões de inscritos
Com humor escrachado e paródias, nasceu em 2009 com os comediantes Tiago Cadore e Mederi Corumbá

galo

4. 5incominutos - 4,5 milhões de inscritos
Kéfera Buchmann abriu em 2010 o canal, em que faz monólogos cômicos, semelhantes ao 'stand-up'

kefera

5. Venomextreme - 4 milhões de inscritos
No canal criado em 2011, Eduardo Faria joga videogames enquanto comenta a partida

venom


Endereço da página: