Folha de S. Paulo


'Singing' the Blues' e ao vivo na prisão: 5 discos essenciais de B.B. King

Antônio Gauderio/Folhapress
O músico B.B. King, lenda do blues americano
O músico B.B. King, lenda do blues americano

O blues perdeu na noite desta quinta-feira (14) o intérprete dos maiores clássicos do gênero. B.B. King morreu em Las Vegas, aos 89 anos, após uma série de complicações em decorrência da diabetes, que enfrentava havia mais de 20 anos.

Com mais de 50 álbuns lançados – alguns entre os discos fundamentais na história século 20 –, a influência de B.B. King na música é superlativa. Em depoimento publicado na manhã desta sexta (15) no Facebook, o guitarrista Eric Clapton, disse que "não restaram muitos para tocar da maneira pura como ele tocava"..

Relembre, abaixo, cinco discos essenciais na carreira "pura" de B.B. King.

*

"Singin' The Blues" (1957)

O primeiro álbum de B.B. King inclui clássicos como "Sweet Little Angel" e "Three O'Clock Blues", que ficou no topo das paradas de R&B por cinco semanas.

Ouça "Sweet Little Angel":

sweet

"Live At Regal" (1965)

Algumas de suas canções mais famosas, como "Every Day I Have The Blues", são tocadas com a performance de sua guitarra poderosa, no disco que é considerado o ao vivo definitivo de B.B. King.

Ouça "Every Day I Have The Blues":

everyday

"Blues is King" (1967)

O rei do Blues coroa o próprio gênero e leva o público ao delírio nesta gravação de um de seus shows em Chicago.

Ouça o álbum na íntegra:

door

"Completely Well (1969)"

O músico gravou para o álbum um de seus maiores hits: "The Thrill is Gone". A canção, composta por Roy Hawkins e Rick Darnell em 1951, ficou entre as mais tocadas na época.

Ouça "The Thrill is Gone":

thrill

"Live in The County Jail" (1970)

Considerado um dos 500 melhores discos de todos os tempos pela "Rolling Stone", foi gravado a partir de um show de King em uma penitenciária de Chicago.

Ouça a gravação na íntegra:

jail


Endereço da página:

Links no texto: