Folha de S. Paulo


'Não restaram muitos para tocar como ele', diz Eric Clapton sobre B.B. King

Assista

O guitarrista britânico Eric Clapton, 70, gravou um vídeo em homenagem ao "rei do blues" B.B. King, morto na noite desta quinta-feira (14), aos 89 anos, em Las Vegas. O vídeo foi postado na página oficial de Clapton no Facebook.

"BB King, dear friend and an inspiration to me" (BB King, querido amigo e uma inspiração para mim), escreveu, ao postar o vídeo.

"Só queria expressar minha tristeza e dizer 'obrigado' ao meu querido amigo B.B. King. Queria agradecê-lo por toda a inspiração e incentivo que ele me deu ao longo dos anos e pela amizade que mantivemos", disse Clapton. "Não restaram muitos para tocar da maneira pura como ele tocava."

Michael Ochs - 1967/Divulgação
Os guitarristas B.B. King (à esq.) e Eric Clapton em Nova York, em setembro de 1967
Os guitarristas B.B. King (à esq.) e Eric Clapton em Nova York, em setembro de 1967

No Twitter, o ex-Beatle Ringo Starr desejou "paz e amor" à família de King. O ator Samuel L. Jackson, também no Twitter, pediu que seus seguidores tocassem uma canção do músico em homenagem a ele.

Também pela rede social, o músico Lenny Kravitz lamentou a morte. "B.B., qualquer um podia tocar mil notas e nunca dizer o que você dizia em apenas uma."

"Que homem brilhante você foi. Um que será sempre apontado como uma grande inspiração para milhões em todo o mundo", afirmou a cantora Gladys Knight.

O ator Samuel L. Jackson recomendou aos fãs que tocassem "uma canção de BB King hoje para lembrá-lo! RIP sr. King e obrigado por toda a boa música!".

"Estou tão triste... ele foi tão incrivel comigo... Perdemos o Rei... Meu amor e orações para a família", declarou o músico Richie Sambora, ex-guitarrista da banda Bon Jovi.

O ator Hugh Laurie, o dr. House da série que leva o nome de seu personagem, citou canção de Buck Owens: "let the sad times roll" (deixe a tristeza rolar) –referência também ao álbum "Let the Good Times Roll" (1999), de B.B King, um tributo a Louis Jordan.

REI DO BLUES

Nascido no Mississippi, no sul dos EUA, B.B. King, cujo nome de batismo é Riley B. King, ficou conhecido como "o rei do blues". Membro do Hall da Fama do Rock and Roll, ele é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Artistas como Eric Clapton consideram King uma de suas influências.

Com mais de 50 álbuns lançados, o músico é famoso, sobretudo, por músicas que viraram clássicos como "Three O'Clock Blues", dos anos 1950, "The Thrill has Gone", de 1970, e "When Love Comes to Town", que gravou em 1989 com os irlandeses do U2.

Em outubro passado, King precisou abandonar um espetáculo diante de um quadro de desidratação e esgotamento, o que provocou a suspensão do restante da turnê.

A última turnê do músico no Brasil ocorreu em 2012, com apresentações no Rio, em Curitiba e em São Paulo.

No início de abril, King passou quatro dias hospitalizado após sofrer desidratação como complicação da diabetes tipo 2 da qual sofria há mais de 20 anos.

Nas últimas semanas, o artista esteve no centro de um conflito entre a sua filha e seu empresário pela forma como estava sendo atendido.


Endereço da página:

Links no texto: