Folha de S. Paulo


CRÍTICA

'Sorria, Você Está Sendo Filmado' é cópia sem graça de filme sérvio

Originalidade não é o forte de "Sorria, Você Está Sendo Filmado", comédia dirigida por Daniel Filho, que "se inspira" em "Morte de um Homem nos Bálcãs" (2012), comédia escrita e dirigida pelo sérvio Miroslav Momcilovic, ainda inédita no Brasil. O filme brasileiro é, na realidade, um decalque da produção sérvia. Até o cenário é idêntico.

Mathias (Bruce Gomlevsky), roteirista de programas humorísticos da Globo, se suicida no seu apartamento, com um tiro na cabeça, na frente da câmera do computador.

O estrondo chama a atenção de quatro personagens, que logo chegam ao local: Geneton, o porteiro (Lázaro Ramos); a faxineira Neide (Roberta Rodrigues); o síndico Valdir (Otávio Augusto) e sua mulher Vera (Susana Vieira) -uma atriz de TV cujos dias de glória ficaram para trás.

Divulgação
Cena do filme
Cena do filme "Sorria, Você Está Sendo Filmado"

O choque e a consternação diante da descoberta do corpo ensanguentado, fora do espaço registrado pela câmera, são breves e pouco convincentes.

Filmados sem saber pela webcam, estes e outros personagens -paramédicos, policiais, um papa-defuntos- logo revelam sua verdadeira face: estão mais preocupados com seus próprios interesses, como aparecer no jornal da Globo, do que com a tragédia.

Mas a crítica ao individualismo exacerbado dos dias de hoje, marcados pelas selfies e pelo culto às celebridades, tem pouca consistência.

Os personagens são meras caricaturas, a começar por Susana Vieira, que representa a si mesma, o que destrói qualquer intenção crítica.

Postiços, os diálogos estão cheios de lugares-comuns e não têm graça. O tom teatral, cheio de canastrice, e os personagens que se revezam na sala, o único cenário, lembram "Sai de Baixo", sitcom do mesmo Daniel Filho. Além de imitar o filme sérvio, o diretor erigiu um monumento à autorreferência.

SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO
DIREÇÃO Daniel Filho
ELENCO Lázaro Ramos, Otávio Augusto, Susana Vieira
PRODUÇÃO Brasil, 2014, 14 anos
QUANDO em cartaz
AVALIAÇÃO ruim


Endereço da página: