Folha de S. Paulo


Música 'Satisfaction', dos Rolling Stones, faz 50 anos; veja curiosidades

Nesta terça (12), há exatos 50 anos, Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Bill Wyman e Charlie Watts pisaram nos estúdios da RCA, em Los Angeles. Richards dedilhou o riff que ele havia criado algum tempo antes, numa noite num quarto de hotel, e Jagger entoou: "I Can't Get Nooooo...."

Gravada em 12 de maio de 1965, "(I Can't Get No) Satisfaction" não apenas catapultou os Rolling Stones para o estrelato como marcou a história do rock com uma letra repleta de inconformismo e insinuação sexual.

Dez anos depois, Jagger chegaria a declarar que preferia estar morto a continuar cantando o maior hit de sua banda. Mas não teve jeito: cinquenta anos depois de gravada, ela continua sendo o ponto alto dos shows dos Stones.

Reprodução
Keith Richards, dos Rolling Stones, posa para foto em um quarto de hotel em frente ao Hyde Park, na Inglaterra; A foto integra o livro que revela a vida dos Rolling Stones em 1965, ano que se tornaram astros e compraram suas primeiras casas.
Keith Richards posa para foto em um quarto de hotel, em 1965

Leia, a seguir, curiosidades sobre a música:

UM RIFF, UNS RONCOS
Keith Richards teve a inspiração para o riff num quarto de hotel nos EUA, em 1965. Gravou uma versão crua e caiu no sono. No dia seguinte, a gravação tinha dois minutos de violão e "quarenta minutos do meu ronco", conta.

SATISFEITOS?
Lançada em junho, a canção deu à banda status de superstar e encabeçou as paradas por quatro semanas.

Ouça a versão original dep(wideVideoPlayer). "["Satisfaction" por Otis Redding:

A NÚMERO 2
Em 2004, a revista "Rolling Stone" elegeu a canção como a segunda mais importante de todos os tempos, atrás de "Like a Rolling Stone", de Bob Dylan.

REBELDE
Segundo Mick Jagger, "Satisfaction" retrata o espírito dos anos 1960, especialmente a alienação. Na música, ele dispara contra o consumismo e contra a vida de celebridade.

NAQUELES DIAS
Jagger canta que quer transar com uma garota, mas ela pede para ele voltar depois porque ela está numa "losing streak", gíria para dizer que está menstruada.

DO BLUES À BRITNEY
Em 50 anos, a música ganhou dezenas de covers, passando pelo R&B de Otis Redding (1965), o new wave do Devo (1977) ao pop de Britney Spears (2000). Veja alguns deles:

"Satisfaction", por Otis Redding:

"Satisfaction", por Devo:

"Satisfaction", por Britney Spears

'PREFIRO MORRER'
Em 1975, aos 31, Jagger disse à "People": "Prefiro estar morto a cantar 'Satisfaction' com 45 anos"; ele completará 72 anos em julho e continua tocando a música em shows

Os Stones tocam "Satisfaction" no Rio, em 2006


Endereço da página: