Folha de S. Paulo


Após ser acusada de racismo, peça tem sessão cancelada

O espetáculo "A Mulher do Trem", do grupo os Fofos Encenam, que seria apresentada na próxima terça-feira (12), no Itaú Cultural, teve sua sessão cancelada após ser acusada de estimular o racismo.

Um evento organizado no Facebook na última semana pedia repúdio à peça, que faz uso do blackface –maquiagem de rosto preta, disseminada no século 19, que representa personagens negros.

Escrita no século 19, a comédia francesa é centrada em uma família de classe média. Na montagem dos Fofos (de 2002), a companhia usa a linguagem do circo-teatro, com maquiagens exageradas.

"Usamos máscaras da cultura popular e que representam uma questão [de preconceito] social da época", diz o diretor Fernando Neves. "Temos um cuidado imenso para defender as minorias e nunca quisemos soar racistas."

Divulgação
Atores do grupo Os Fofos encenam usam maquiagem blackface na peça
Atores do grupo Os Fofos encenam usam maquiagem blackface na peça "A Mulher do Trem"

A estudante de arquitetura da PUC-Campinas Stephanie Ribeiro, 21, criadora do evento (que até às 20h de ontem tinha apoio de 836 pessoas e ganhou a adesão de movimentos negros) e integrante do site Blogueiras Negras, diz que se sentiu ofendida ao ver uma foto de divulgação da peça.

"Eles até falaram que é uma crítica social. Mas não dá para usar isso como algo positivo", diz ela, que não assistiu à peça, mas conta que, depois de criado o evento, viu um vídeo da montagem. "Queremos que a companhia peça desculpas. Esse tipo de ato é inadmissível", afirma.

No lugar da sessão, o Itaú Cultural e a companhia decidiram promover, na terça, às 20h, um debate sobre o tema, com participação de integrantes do grupo e de representantes dos movimentos negros.

"Chegamos à conclusão de que era melhor fazer um debate sobre o racismo e as questões do negro. Mas queremos reprogramar a apresentação da peça", diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.


Endereço da página: