Folha de S. Paulo


Gravação rara reproduz a voz de Mário de Andrade pela 1ª vez; ouça

Pela primeira vez na história, quem não conviveu com Mário de Andrade (1893-1945) poderá ouvir a voz do poeta e crítico modernista.

Um disco de alumínio, encontrado na Universidade de Indiana (EUA), reproduz seis músicas, três delas cantadas pelo autor de "Macunaíma". Também cantam na gravação a escritora Rachel de Queiroz e Mary Pedrosa, então mulher do crítico Mário Pedrosa, em um encontro no Rio de Janeiro em julho de 1940.

A descoberta, anunciada no último sábado (18) pelo IEB (Instituto de Estudos Brasileiros da USP), que guarda o acervo do escritor, é do pesquisador Xavier Vatin, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Ele pesquisa o trabalho do americano Lorenzo Turner, o primeiro linguista negro de seu país, que veio então ao Brasil registrar a sobrevivência de idiomas de matriz africana.

Ouça, abaixo, as gravações

Ouça

No primeiro áudio, é possível escutar as músicas "Aribu", cantada por Rachel de Queiroz, no primeiro minuto; "Zunzum", cantada por Mário de Andrade e Mary (Houston) Pedrosa, até o terceiro minuto de gravação;"Tava Muito Doentim", cantada por Rachel de Queiroz, até 3:35; "Deus lhe Pague a Santa Esmola", até o quinto minuto e "Toca Zumba", cantada por Mário de Andrade, que termina o áudio.

Ouça

Turner gravou o poeta e as duas colegas entoando cantigas tradicionais brasileiras. As gravações foram divididas em "lado A" e "lado B" – no primeiro, a cantoria. No segundo, os três falam ao linguista sobre as músicas que haviam acabado de cantar.

"Mário, o que você gravou?", pergunta o entrevistador –possivelmente Mário Pedrosa, segundo Flávia Toni, musicóloga e professora titular do IEB.

Reprodução
O escritor Mário de Andrade, homenageado da próxima Flip
O escritor Mário de Andrade, homenageado da próxima Flip

"Eu gravei uma canção de mendigo colhida por mim mesmo na zona do Catolé do Rocha, no sertão da Paraíba. Os mendigos do Brasil costumam sempre pedir esmolas cantando, principalmente pelo interior", responde ele.

"Além da canção de mendigo, como última peça do disco, eu cantei ainda o famoso Toca Zumba, que é um canto de negros brasileiros do tempo da abolição."

Toni diz que há tempos não aparecia uma descoberta tão importante sobre Mário de Andrade. "[Essa gravação] mostra que a pesquisa, na vida dele, era como uma segunda pele, um ofício", comenta.

Ela e Carlos Sandroni, musicólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco, puderam atestar que se tratava mesmo da voz do poeta justamente pelo repertório que ele escolheu cantar.

A voz de Mário de Andrade surge em um ano de celebração do escritor – ele será o autor homenageado pela Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) em 2015, quando completam-se 70 anos de sua morte. Além disso, sua trajetória foi recuperada em nova biografia, em um volume que também traz um romance inédito e suas cartas.


Endereço da página:

Links no texto: