Folha de S. Paulo


Desfile de Herchcovitch na SPFW costura oriente à pescaria

O oriente tem sido tema de algumas coleções nesse verão 2016. Interessante perceber, no entanto, que cada estilista se apropria de códigos diferentes dentro de uma mesma estética. No desfile da São Paulo Fashion Week desta quarta-feira (15), Alexandre Herchcovitch juntou essa referência à das mulheres pescadoras de pérolas e trouxe uma coleção inundada de uma ótima e precisa alfaiataria, característica importante de sua carreira.

A brincadeira de misturar tecidos leves e outros mais pesados também permeou grande partes dos looks apresentados no Instituto Tomie Ohtake. Calcinhas de algodão – ora em decote asa delta, ora hot pants – são sobrepostas à esvoaçantes saias transparentes. A melhor evolução do conceito aparece nas peças finais do desfile: vestidos bufantes que mesclam chiffon de seda, tule e látex.

Vem do mar, também, outras ideias desenvolvidas pelo estilista. As franjas de chiffon de quimonos com cinto obi remetem às ondas do mar; desenhos de ondas adornam as costas de casacos de algodão de tear combinadas à saias de chiffon de seda; o tule microdrapeado enfeita blusas afastadas do corpo formando a textura de uma onda. Nada, ali, é óbvio. Talvez apenas as sandálias de gueixa, com salto reto de madeira, que completaram e deram um laço nas referências usadas por Herchcovitch.


Endereço da página:

Links no texto: