Folha de S. Paulo


"Obrigado por me ensinar a ler o futebol", diz Maradona sobre Galeano

O ex-jogador argentino Diego Maradona afirmou que sentirá saudades do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano, morto na segunda (13) em Montevidéu, e agradeceu por seus ensinamentos.

"Obrigado por me ensinar a ler o futebol. Obrigado por lutar como um camisa 5 e fazer gols como um 10. Obrigado também por me entender. Obrigado, Eduardo Galeano. Vou sentir saudades", disse Maradona ao jornal "La Nación".

Anos atrás, Galeano descreveu Maradona "como uma espécie de Deus sujo, o mais humano dos deuses, o que explica a veneração universal que ele conquistou mais que nenhum outro jogador".

"Um deus sujo, que se parece conosco: mulherengo, falador, beberrão, comilão, irresponsável, mentiroso, fanfarrão. Mas os deuses, por mais humanos que sejam, não se aposentam", disse o autor de "Futebol ao Sol e à Sombra" (L&PM) sobre o craque argentino.

Eduardo Galeano, morto aos 74 anos em decorrência de um câncer no pulmão, é velado nesta terça (14) no Palácio Legislativo de Montevidéu e será cremado na quarta (15).


Endereço da página:

Links no texto: