Folha de S. Paulo


Mundo do teatro se despede de Barbara Heliodora, morta nesta sexta

A comunidade do teatro está reunida neste sábado (11) para se despedir da crítica Barbara Heliodora, que morreu na última sexta (10), aos 91, no Rio.

O velório acontece no Memorial do Carmo, no Caju, zona norte do Rio. Depois, o corpo será cremado.

Estiveram presentes atores como Marco Nanini, Marília Pêra e Fernanda Montenegro.

"Muitas vezes ficava assombrada com a coragem que ela tinha de falar mal das peças. Mas, mesmo quando ela era dura, você sempre podia aproveitar alguma coisa para a sua profissão", comentou Marília Pêra.

A capela está repleta de coroas de flores. As homenagens vêm de atores, como Bibi Ferreira, de instituições culturais, como o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), de empresas ligadas à indústria do teatro, como a produtora Aventura Entretenimento, de amigos e de escolas de teatro.

Barbara tinha o hábito de acompanhar tanto o teatro profissional como o amador.

Uma de suas filhas, Patrícia Bueno, que estava muito emocionada, comentou que a mãe sempre dizia que "para ser crítica, é preciso amar o teatro, senão você não consegue falar nem bem nem mal".

Marco Nanini lembrou que ela via o teatro como "a forma mais eficiente de retratar a atualidade".

Fernanda Montenegro tentou dimensionar o significado da morte de Heliodora.

"A gente não tem palavras para definir o que vem a ser essa perda. No caso de muitos de nós, não é só a crítica, a mulher estudiosa, especializada num monstro de um autor como é Shakespeare. É também parte da nossa história, da nossa vida, da nossa família. Perdemos uma irmã, mãe, tia, perdemos uma extraordinária mulher de teatro, perdemos uma brasileira responsável, consequente. Enfim, não tem reposição de peça."


Endereço da página: