Folha de S. Paulo


Programa 'Ofício em Cena' revela método e inspirações de artistas

Entrevistas com Tony Ramos existem aos montes por aí, basta pesquisar. O que Bianca Ramoneda pretende arrancar dele e de seus outros convidados no programa "Ofício em Cena", que estreia na terça (14) no canal GloboNews, é algo de que ele pouco fala: seu processo criativo.

Com uma primeira temporada de 13 episódios, a atração tem como foco explicar tudo o que acontece numa cena de novela ou seriado. Como os roteiristas se inspiram, como os atores se preparam ao ler um texto, o que os diretores buscam na gravação.

João Cotta/TV Globo
Bianca Ramoneda e Amora Mautner no programa
Bianca Ramoneda e Amora Mautner no programa "Ofício em Cena", da GloboNews

O embrião do programa foi um projeto de José Wilker, morto em 5 de abril do ano passado, que tinha como objetivo contar a história dos funcionários que fizeram a Globo para os próprios trabalhadores da empresa. Gravou duas entrevistas, com Silvio de Abreu e Milton Gonçalves, nunca exibidas ao público.

A ação interna do canal pareceu um bom projeto de programa. "Depois que o Wilker morreu a ideia veio para nós", diz Eugenia Moreyra, diretora-geral da GloboNews. "Como a Globo faz 50 anos em 2015, nada mais adequado."

Nesta temporada, o programa será focado em atores, autores e diretores. De acordo com Eugenia, a segunda etapa é convidar diretores de arte e figurinistas, por exemplo.

Uma plateia de cerca de 80 pessoas participa da conversa. "Tentamos fazer o público interagir da maneira mais orgânica possível", diz Bianca. "Eu estou ali ancorando, há uma pauta, mas meu sonho é que as respostas que estou instigando provoquem questões em quem está sentado."

O formato lembra o do "talk show" americano "Direto do Actors Studio", no ar desde 1994, em que artistas conversam com uma plateia de estudantes, mais como professores do que como celebridades.

"Sou a mediadora, que triangula a conversa. De um lado está o entrevistado e do outro, a plateia. Se percebo que o público está se coçando, que uma questão pipocou, tenho que trazê-la para dentro", afirma Bianca.

Segundo a apresentadora, os assuntos abordados são amplos o suficiente para interessar quem não é do meio artístico quanto profundos a ponto de atrair também que trabalha com dramaturgia.

Participam da safra inicial ainda nomes como Cauã Reymond, George Moura, roteirista da série da Globo "Amores Roubados" e Amora Mautner, diretora da novela "Avenida Brasil", a entrevistada do primeiro episódio.

"Ela falou muito da busca pela verdade no set. Aquilo que a gente via em 'Avenida Brasil', com vários personagens falando um por cima do outro em volta da mesa do Tufão [personagem de Murilo Benício], é o que ela procura", conta Bianca.

"Você olha aqueles atores e vê que tem sangue ali. O método dela é provocar essa interpretação viva. Quando rola, a gente não consegue parar de olhar. É fascinante."

NA TV
Ofício em Cena
Estreia do programa
QUANDO terça-feira (14), às 23h30, na GloboNews


Endereço da página: