Folha de S. Paulo


Roteirista de comédias da Globo, Cláudio Paiva se arrisca no drama

Busque Cláudio Paiva no Google e o primeiro resultado mostrará: "É um cartunista e um dos mais consagrados roteiristas de programas de humor brasileiro". Fugindo um pouco de suas raízes, Paiva, que tem no currículo "A Grande Família", "Sai de Baixo" e "Tapas & Beijos", escreveu um melodrama.

Com nome provisório de "Assombrações" —outra possibilidade é "Amorteamo"—, a série em cinco capítulos tem estreia prevista para maio na Globo e mistura amor, morte e aspectos sobrenaturais.

O projeto foi concebido por Newton Moreno, que recebeu o reforço de Paiva e Guel Arraes. Ambientada no início do século passado, a trama conta a história de Aragão (Jackson Antunes), que mata o amante da mulher ao pegá-los juntos na cama.

O protagonista assume o filho bastardo da mulher, que estava grávida, mantendo a paternidade do bebê em segredo. O amante, no entanto, volta para assombrá-lo.

Sérgio Zalis/TV Globo
O roteirista Cláudio Paiva
O roteirista Cláudio Paiva

Paiva conta que, numa conversa com o elenco antes das gravações, alguém disse brincando que estava procurando o humor no texto —já que ele estava por trás da história. "Eu disse: 'Não se deixem enganar! Esqueçam minha má fama de humorista'."

Questionado sobre a possibilidade de uma segunda temporada, Paiva responde, rindo: "A Globo adoraria! Não dê essa ideia. Foi uma super produção, uma loucura. Não é coisa para ter continuidade".

QUENTE

Outro projeto com dedo de Paiva é "Chapa Quente", que estreia na Globo na quinta (9) ocupando a faixa que pertencia à série "A Grande Família".

Sobre a responsabilidade do horário, diz: "Substituí o 'Casseta & Planeta' com 'Tapas & Beijos'. Televisão é isso. O programa vai ao ar e você tem um número [de audiência]. Ou você consegue lidar com isso ou enlouquece e procura outra profissão".

Em "Chapa Quente", uma comédia, Ingrid Guimarães é dona de um salão de beleza em São Gonçalo. "Com essa cidade eu falo da periferia do Brasil. Existem tantas! E ainda tem nome de santo, que tem muito no Brasil", afirma.

"Aliás, São Gonçalo não foi canonizado, é beato! Tinha que ser são Gonçalo, que nem é santo de verdade!", brinca.

Ingrid foi o primeiro nome em que Paiva pensou, quando no fim de 2013 a Globo lhe pediu um programa para as noites de domingo. "Acabaram resolvendo a questão do horário com o [reality show musical] 'Superstar'. Naquela época fiquei quietinho, não vendi o projeto para eles. Mas no meio do ano passado retomamos a ideia", conta.

O elenco tem ainda Tiago Abravanel como um cabeleireiro saudosista e Leandro Hassum como o desempregado marido de Ingrid, disputado pela dona do bar da frente, papel de Ana Baird.

De "A Grande Família", a série herda Lúcio Mauro Filho, sargento que deixa o camburão estacionado na frente do salão e se envolve com uma manicure interpretada por Renata Gaspar.

"A casa dos meus pais vivia cheia, eles recebiam muita gente. Isso é muito legal e agradeço a eles. O que me interessa é o ser humano. Sou um criador de personagens. Acho que faço bem isso", afirma Paiva.

NA TV
Chapa Quente
Estreia da série
QUANDO quinta-feira (9), às 22h30, na Globo


Endereço da página: