Folha de S. Paulo


Sem Plant, mas com potência, Jack White fecha 1º dia do Lollapalooza

Em sua primeira vinda ao Brasil acompanhado de uma banda completa, o americano Jack White mostrou que sua escalação para fechar o palco principal do Lollapalooza neste sábado (28) foi um grande acerto do festival.

Misturando canções de suas bandas anteriores –White Stripes e Raconteurs, faltando apenas o Dead Weather– e de seus álbuns mais recentes ("Blunderbuss", 2012, e "Lazaretto", 2014), White fez uma grande show de rock.

A frustração foi a não participação de Robert Plant, que tocou antes de White no mesmo palco –o público esperava por uma repetição do dueto que aconteceu na versão argentina do festival.

Desde a abertura, com o ritmo martelado e distorcido de "Icky Thump", do White Stripes, Jack mostrou porque é um dos principais guitarristas de sua geração. O show teve diversos encontros bem encadeados entre o passado e o presente do americano –por exemplo, na sequência com o country punk de "Hotel Yorba", também da época dos Stripes, em versão ressaltada pelo violino de Lillie Mae Rische, e a recente "Temporary Ground", de toada parecida, mas com destaque para o piano e para o vocal de apoio de Rische.

Outra boa dobradinha foi a de "Just One Drink" com "Steady, as She Goes", do Raconteurs –esta, em versão escandalosa tanto na guitarra quanto nos vocais e com participação do público no refrão, após pedido do guitarrista.

O coro voltaria em sucessos do White Stripes como "Fell in Love with a Girl" (em versão menos acelerada, mas igualmente nervosa), "I'm Slowly Turning into You" e, evidentemente, em "Seven Nation Army", o maior hit do americano, que encerrou o show.

Nas canções multi-instrumentais, como "Missing Pieces" (com direito a teremim) e "That Black Bat Licorice", a banda que o acompanhou (e que ele não se dignou a apresentar) mostrou ser versátil e coesa, o que torna o show bem azeitado –inclusive visualmente, graças à iluminação azulada, que intensifica as sombras e o preto das roupas.

Fora a guitarra, White também passou pelo piano (em "Dead Leaves and the Dirty Ground") e pelo violão (em "We're Going to Be Friends"). Houve momentos mais próximos do metal –como na pancadaria de "Weep Themselves to Sleep" e de "Black Math"–, outros mais country e blues.

Com pouco mais de uma hora de show, White e banda deixaram o palco. Voltariam para um bis de cinco canções (e com o público aguardando em vão a aparição de Plant) e o final à la torcida de futebol com o coro de "Seven Nation Army".

Jack White
Horário: 21h17
Palco: Skol
O visual: pretinho básico –camiseta e jeans
Quanto tempo durou: 103 minutos
Quanto tempo deveria ter durado: 120 minutos
Quem é "o cara" do show: o próprio White, showman nato
O momento sem noção: White não se dignou a apresentar a boa banda que o acompanhou

REPERTÓRIO JACK WHITE

"Icky Thump"
"High Ball Stepper"
"Lazaretto"
"Hotel Yorba"
"Temporary Ground"
"Weep Themselves to Sleep"
"Dead Leaves and the Dirty Ground"
"Just One Drink"
"Steady, as She Goes"
"Love Interruption"
"We're Going to Be Friends"
"Fell in Love with a Girl"
"Black Math"
"Three Women"
"Missing Pieces"
"Top Yourself"
"I'm Slowly Turning into You"
"Would You Fight for my Love?"
"That Black Bat Licorice"
"Ball and Biscuit"
"Seven Nation Army"


Endereço da página:

Links no texto: