Folha de S. Paulo


Crítica: João Donato e Chucho Valdés fazem ótimo show suingado

Quem foi ao show "Conexão Brasil-Cuba", na última quinta-feira (26), no Sesc Belenzinho, esperando dançar, "dançou", pois ninguém bailou.

Quem foi para ouvir a música de qualidade deste show, que trouxe o pianista João Donato, 80, com o cubano Chucho Valdés, 73, ouviu, cantou, bateu palmas e assobiou. Só não foi melhor porque o local, a Comedoria, acolheu um casal cujo o homem visivelmente embriagado, que deve ter crescido entre cataratas bufantes, insistia em dar ganho de volume em sua pastosa, mas potente, voz. Nem alguns "psius" vindos do público controlaram o inconveniente ébrio.

Cristina Granato/Divulgação
O cubano Chucho Valdés (à esq.) e o pianista João Donato apresentam o show 'Conexão Brasil-Cuba
O cubano Chucho Valdés (à esq.) e o pianista João Donato apresentam o show 'Conexão Brasil-Cuba'

Entretanto, o evento não ficou comprometido pela alta qualidade musical apresentada. O time que acompanhou os dois experientes pianistas era formado por músicos excelentes. Robertinho Silva, baterista mestre na arte de suspender a música, retomando-a sempre a tempo; Ricardo Pontes, nos sopros, segundo Donato, "garoto prodígio"; Frank Colon, percussionista melódico, e Luiz Alves, também segundo Donato "bailarino do balé Bolshoi", no contrabaixo.

"Café com Pão" abriu o show para cerca de 300 pessoas de várias faixas etárias. Em " The Frog" ou "O Sapo", como a música é chamada quando sua parte vocal é interpretada sem palavras, Donato disse que ela só virou "A Rã" com a letra de Caetano Veloso. Tanto faz, o povo reconheceu fácil a manjada melodia e vocalizou com ele após o compositor chamar todos na chincha para cantarem mais alto.

"Quero ouvir, isso é o melhor que vocês podem fazer?", disse arrancando risadas e o canto dos tímidos. Depois de aquietar o brejo, disse que "a música cubana me impressiona desde o tempo em que eu era moderno" e convocou Valdés ao palco.

Aí a conexão Brasil-Cuba se estabeleceu com muita improvisação e citações de temas de jazz por meio de "Pan Con Timba", "Con Poco Coco", "Vacilon", "Vento do Canavial", "Amazonas", "Bananeira", "Nasci para Bailar", "Emoriô", "Aquarela do Brasil", "Guantanamera" e "Bésame Mucho", as duas últimas com a participação da cantora Marina de La Riva.

Resultado? Um show suingado, que mostrou o enorme legado musical de dois países cheios de ritmos e harmonia. Músicos, então, nem se fala, se escuta e com muito prazer, até do lado de um bêbado chato.

CONEXÃO BRASIL-CUBA
COM JOÃO DONATO E CHUCHO VALDÉS

QUANDO sexta (27) e sábado (28), às 21h30.
ONDE Sesc Belenzinho, r. Padre Adelino, 1.000, tel. (11) 2076-9700
QUANTO de R$ 12 a R$ 40
AVALIAÇÃO ótimo
CLASSIFICAÇÃO 12 anos

Ricardo Ferreira/Divulgação
O cubano Chucho Valdés
O cubano Chucho Valdés

Endereço da página: