Folha de S. Paulo


Crítica: Filme faz recorte especial de Sebastião Salgado

É no olhar das pessoas que Sebastião Salgado capta a força de suas imagens. Os sentimentos aparecem nos rostos de sem-terras, refugiados, garimpeiros, vítimas de guerra.

São também o ponto central de "O Sal da Terra", documentário de Wim Wenders e Juliano Salgado –filho do fotógrafo. O filme traz fragmentos da trajetória pessoal do artista, mas se concentra no relato de suas impressões ao avaliar seu trabalho e o contexto dos conflitos que acompanhou com sua câmera.

Começa com as impactantes fotos de Serra Pelada e segue grandes projetos do fotógrafo. Além da beleza estética, as fotos trazem drama e violência. Num de seus pontos altos, o filme mostra as cenas pavorosas do genocídio em Ruanda (África), em 1994.

Divulgação
Cena do filme
Cena do filme "O Sal da Terra"

Salgado conta o profundo impacto que essa terrível experiência provocou na sua forma de ver o mundo. O terror parece ter deixado cicatrizes. Depois, ele se voltou para imagens da natureza e de povos perdidos em terras remotas.

Com essa pegada mais reflexiva e intimista, o filme deixa em segundo plano os bastidores da produção das fotos. O documentário tangencia questões técnicas, pouco trata das dificuldades do trabalho e coloca de lado a história do fotógrafo como jornalista.

Esses aspectos foram mais explorados em "Revelando Sebastião Salgado" (2013), de Betse de Paula, em que Salgado lembra da hostilidade que encontrou entre garimpeiros quando chegou para fotografar em Serra Pelada.

Agora, Wenders e Salgado (filho) fazem uma obra ancorada nas imagens e na análise do artista sobre elas.

Lidando com a herança do pai fazendeiro e da mãe que cultivava samambaias, Salgado volta ao seu início em Minas. Investe na recuperação ambiental da propriedade e, à sombra de uma árvore, reflete sobre sua história.

Se não revela o fotógrafo por inteiro, o longa faz um recorte especial do economista engajado que virou fotógrafo e se transformou em artista.

O SAL DA TERRA
(The Salt of the Earth)
DIREÇÃO Juliano Ribeiro Salgado e Wim Wenders
PRODUÇÃO França/Brasil/Itália, 2014, 10 anos
QUANDO estreia nesta quinta (26)
AVALIAÇÃO muito bom


Endereço da página: