Folha de S. Paulo


Elenco de 'Clube dos Cinco' fala sobre os 30 anos do filme

É difícil de acreditar, mas em 2015 o filme "Clube dos Cinco" completa 30 anos. Considerado um clássico para quem cresceu nos anos 1980, o longa foi relançado - em versão restaurada - durante o festival SXSW (South By Southwest), em Austin, nos EUA, na segunda-feira (16).

As atrizes Molly Ringwald (Claire) e Ally Sheedy (Allison) estiveram presentes para uma sessão de perguntas e respostas antes do filme, na qual falaram sobre a importância do longa para o cinema e para os jovens não apenas daquela época, como também de agora.

"O filme fala sobre pessoas que achavam que estavam sozinhas, e de repente descobrem que não estão. Isso é um problema até hoje, muitas crianças sofrem bullying, há essa pressão para ser aceito, saber se as pessoas gostam de você", afirmou Ringwald. "Hoje em dia isso só piorou, especialmente com os botões de 'curtir' das redes sociais. As crianças medem sua popularidade pela quantidades de curtidas."

A atriz, considerada musa nos anos 80 e 90, mostrou que ainda está em boa forma, usando um vestido curto branco. Ela provocou a plateia quando. ao lado de Sheedy, falou sobre cenas em que precisaram de dublês.

"Aquela cena em que aparece a minha calcinha não sou eu, até porque eu jamais usaria uma calcinha daquela. Droga, agora vocês todos vão ficar pensando na minha calcinha", disse a atriz, hoje com 47 anos.

As duas também comentaram a relação do diretor, John Hughes, que morreu em 2009, com os personagens do filme. "Ele era mesmo um pouco de cada um deles", disse Ringwald. "Ele se identificava com o fato de não ser aceito pelas outras crianças, porque era de uma família com dinheiro, então as pessoas não gostavam muito dele no colégio", lembrou Sheedy.

Molly Ringwald também contou uma história que derreteu a plateia. Ela disse que recentemente mostrou o filme à sua filha, Mathilda, quando ela completou 10 anos. A garota contou à mãe que se identificou mais com o personagem Brian (Anthony Michael Hall), porque se sentia muito pressionada para ter notas boas pela. Depois disso, a atriz disse que passou a maneirar nas expectativas com a criança.

A versão restaurada do filme será exibida no cinema nos EUA, e já está disponível para comprar nas lojas em DVD e Blu-Ray.

SXSW

O festival SXSW (South By Southwest) começou na sexta-feira (13) em Austin, no Texas (EUA), e vai até domingo (22). O evento tem destaques em cinema, música e tecnologia, mas também abrange outros assuntos, como esportes.


Endereço da página: