Folha de S. Paulo


Alexandre Herchcovitch e grife Ellus criam marca

Dois dos principais nomes da costura brasileira se juntaram para formar uma nova marca. A grife de jeans Ellus e o estilista Alexandre Herchcovitch, considerado o designer de moda mais inventivo do Brasil, acabam de lançar uma etiqueta que leva os dois logotipos fundidos em um só –a HE, Ellus por Alexandre Herchcovitch.

Não se trata de uma parceria pontual, mas do primeiro projeto de associação de marcas dentro de um grupo de moda nacional. Neste caso, a holding Inbrands, que também é dona de etiquetas como Richard's, Salinas, Bobstore, VR e Mandi.

A iniciativa é ousada e pioneira no país, pois as duas marcas estão sob o mesmo teto e subvertem uma lógica dada como primordial dentro dos grupos de moda, a de não misturar as marcas para preservar a identidade de cada uma.

Dada as devidas proporções, é como se a Dior e a Louis Vuitton, ambas do grupo francês LVMH, decidissem lançar uma marca em conjunto.
"O mercado de moda está mudando todos os dias e temos os mesmos interesses. Achamos que essa mistura pode formar algo muito interessante e acessível ao consumidor, pois as roupas são muito mais baratas que as da minha marca própria", explica Alexandre Herchcovitch.

A primeira coleção –as duas grifes já desenvolvem a terceira, que será lançada só no próximo ano– já é vendida nas lojas da Ellus e em multimarcas espalhadas por todo o Brasil. Nenhuma peça custa mais de R$ 490.

Marlene Bergamo/Folhapress
Adriana Bozon e Alexandre Herchcovitch na loja da Ellus
Adriana Bozon e Alexandre Herchcovitch na loja da Ellus

CAVEIRAS E HELLO KITTY

Os 60 modelos, entre moletons, calças jeans e camisetas, foram criadas pelos times de estilo de cada marca.

As famosas caveiras de Herchcovitch e a imagem da Hello Kitty, um dos licenciamentos mais bem-sucedidos do estilista, fundiram-se à conhecida lavagem e modelagem da Ellus.

"Juntamos o que tínhamos, com o dinheiro que tínhamos em caixa, para provar ao grupo [Inbrands] que esse tipo de estratégia pode dar certo", diz a diretora criativa da Ellus, Adriana Bozon.

Esperançosos quanto ao sucesso da nova marca, os dois já planejam produzir desfiles para as próximas coleções da etiqueta.

O ego, fator que poderia ser um problema ao unir estilistas com dois processos criativos e históricos distintos, não foi, segundo os dois designers, um impeditivo.

"Respeitamos cada ideia e opinião. Temos a nosso favor o espírito urbano que é característico de ambas as marcas, a noção de que a distribuição e a expertise da Ellus no jeans beneficiaria a verve artística da Alexandre Herchcovitch e o fato de já termos trabalhado juntos", afirma Bozon.

Ela se refere à parceria de um ano e meio entre as duas marcas, nos anos 1994 e 1995, similar à lançada agora.

Na época, Herchcovitch criou peças para a Ellus que, segundo Bozon, foram bem recebidas pelos consumidores da grife.

"Nunca falei sobre isso, mas só abri minha primeira loja com o dinheiro que recebi da Ellus por esse trabalho. Há uma memória afetiva nisso", conta Herchcovitch. "Não tem como dar errado."


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