Folha de S. Paulo


Morre aos 77 o guitarrista Daevid Allen, referência do rock progressivo

O músico Daevid Allen, líder da banda de rock progressivo Gong, morreu nesta quarta (11), aos 77 anos, em decorrência de um câncer. A notícia foi confirmada pelo filho de Allen, Orlando, em publicação no Facebook.

Nascido na Austrália, Allen mudou-se para a Inglaterra nos anos 1960, onde conheceu Robert Wyatt. Juntos formariam o Soft Machine, inspirado no livro homônimo de William Burroughs. O australiano deixou o grupo em 1967, e mudou-se para Paris pouco tempo depois, onde formou o Gong.

Amir E. Aharoni/Wikimedia Commons
Daevid Allen em show do Gong em 2009
Daevid Allen em show do Gong em 2009

Allen enfrentava a doença desde 2014. Chegou a passar por uma cirurgia e a tratar-se com radioterapia. Em fevereiro, descobriu que tinha desenvolvido metástase e desistiu do tratamento, conta o guitarrista Fabio Golfetti, membro do Gong.

"Nosso último contato foi em dezembro, por Skype. Em fevereiro fiquei sabendo que o médico havia dito que ele só tinha mais seis meses de vida. Ele decidiu que não ia mais se tratar, achava que as coisas tinham seu curso natural", conta Golfetti. "Para quem acompanhou desde o começo, a notícia [da morte] é triste, mas é um alívio. Ele possuía uma maturidade espiritual muito grande."

Golfetti ajudou a produzir as cinco turnês de Allen pelo Brasil, tanto em sua carreira solo como com o Gong – a última em 2014, no festival Psicodália.

"Ele era uma pessoa insubstituível no campo das artes", diz Golfetti. "Tocou com o Hendrix, com o Pink Floyd, foi um dos responsáveis pelo movimento psicodélico inglês."


Endereço da página: