Folha de S. Paulo


Crítica: Despretensão de trama esconde um filme refinado

O começo de "Golpe Duplo" é animador. Lembra os melhores momentos de "Onze Homens e um Segredo" (2001) e suas sequências, em sua abordagem da malandragem sofisticada, na química entre os atores, na edição e na trilha espertas.

Mas, em vez da ideia do "grande golpe" trabalhada na franquia de Steven Soderbergh, o filme da dupla de escritores e diretores John Requa e Glenn Ficarra ("Amor a Toda Prova") foca um grupo de trapaceiros que promove inúmeros pequenos golpes.

Falsos maridos que aparecem quando a vítima vai transar com uma loira misteriosa, ataques cardíacos fingidos para tirar a atenção das pessoas, furtos variados de carteiras, relógios, anéis etc.

Vale tudo para a gangue de Nicky (Will Smith) –que trabalha no varejo, mas sem perder a classe. No começo do filme, a novata Jess (Margot Robbie, de "O Lobo de Wall Street") tenta aplicar um golpe nele, sem saber que se trata de um profissional.

Desmascarada, ela pede para aprender os truques de Nicky, que a aceita em sua gangue. Eles planejam uma série de golpes no Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano –uma isca para otários.

Esse entrecho do filme termina com uma sequência espetacular –em que Nicky e um chinês fazem uma série de apostas milionárias relacionadas aos lances do jogo, ao som de "Sympathy for the Devil", dos Rolling Stones.

Nesse momento, "Golpe Duplo" parece aquele pequeno grande filme em que a despretensão da trama esconde uma construção cinematográfica refinada.

A história poderia ter terminado aí. Mas há todo um segundo ato disperso e redundante, em que Nicky e Jess –que iniciam e terminam um romance várias vezes ao longo do filme– tentam aplicar um golpe no dono de uma equipe de Fórmula 1 (Rodrigo Santoro).

A partir daí, "Golpe Duplo" se torna mais um filme genérico com incontáveis viradas "surpreendentes" na trama –daquelas que fazem os roteiristas se considerarem gênios e que deixam os espectadores progressivamente entediados.

GOLPE DUPLO
DIREÇÃO John Requa e Glen Ficarra
ELENCO Will Smith, Margot Robbie, Rodrigo Santoro, Adrian Martinez
PRODUÇÃO EUA, 2014, 14 anos
QUANDO estreia nesta quinta (12)
AVALIAÇÃO bom


Endereço da página: