Folha de S. Paulo


Série sobre André Midani traça panorama da MPB

Ao ler a autobiografia de André Midani, a diretora Mini Kerti concluiu: aquela vida dava um filme. Fugindo da França em 1955 para não participar da guerra na Argélia, o rapaz que havia começado "praticamente limpando o chão" na indústria fonográfica se tornou um dos maiores produtores musicais do Brasil.

Mini levou a ideia a Andrucha Waddington, que topou levar o projeto adiante. Em vez de um filme, porém, a dupla transformou a história de Midani em uma série documental exibida em cinco episódios no canal pago GNT.

Mais do que um programa sobre a vida de Midani, a série é um grande panorama da música brasileira, cuja história se entrelaça com a do produtor. Cada capítulo trata de um período da MPB, começando pela bossa nova, passando pela Tropicália e pelo rock dos anos 1990 até chegar à era dos downloads.

Dan Behr/Divulgação
André Midani e Gilberto Gil no programa
André Midani e Gilberto Gil no programa "Midani", do GNT

Para contar essa história, os diretores reuniram na casa de Midani nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Marisa Monte. Num clima caseiro, com violão, os músicos relembram suas carreiras enquanto o produtor conduz a conversa.

Jorge Ben Jor conta, por exemplo, que sem Midani seu disco "A Tábua de Esmeralda" não teria saído. Foi ele quem resolveu levar o projeto adiante. Em outro momento, Paulo Miklos saca o violão e toca a canção "Sonífera Ilha", para mostrar como sua banda, os Titãs, convenceu o produtor a gravá-la.

Midani lembra que a gravadora Phonogram passava por uma grande crise nos anos 1980 e não tinha dinheiro para gravar artistas conhecidos. Ele foi então às ruas buscar "gente barata" e encontrou, assim, os Titãs e o Ultraje a Rigor.

Em nenhum momento os convidados olham para a câmera e não se ouve nenhuma pergunta dos diretores. A série documental é uma grande jam session, resume Midani.

"Tenho muito nervoso de documentários que parecem jornalísticos. A ideia era criar um ambiente em que a conversa nascesse só", conta Andrucha. "O André tinha uma ideia de que assuntos puxar, mas a gente deixou as coisas acontecerem na frente da câmera em vez de provocar respostas."

"Eu era o anfitrião de uma série de almoços e jantares gostosos. Tinha vinho, uísque, cachaça. Eu lançava uma lembrança e todo mundo comentava", diz Midani.

O ponto alto do programa são as performances dos convidados —todas espontâneas, segundo Midani. Caetano e Gil fazem uma versão acústica de "Nine Out of Ten" e "Back in Bahia", Ben Jor canta "Os Alquimistas Estão Chegando" e Paulo Miklos entra com a guitarra em "Polícia".

NA TV
André Midani - Do Vinil ao Donwload
Estreia da série
QUANDO ter. (10), às 23h, no GNT


Endereço da página: