Folha de S. Paulo


Crítica: Obra constrói quebra-cabeça com o uso de monólogo interior

"O Livro da Gramática Interior", de David Grossman, trata da não transmissão da história familiar aos descendentes, responsável por um desequilíbrio que acaba por afetar a educação dos filhos.

O romance se passa nos anos 1960, às vésperas da Guerra dos Seis Dias, um tempo em que judeus oriundos de diversos países buscam se adaptar a uma nova realidade cultural e política em Israel, país criado em 1948.

O protagonista, Aharon Kleinfeld, faz parte da primeira geração de nascidos em Israel. Nos primeiros capítulos, aos 11 anos, ele ainda parece relativamente normal. A partir daí para de crescer, o que causa a ira da mãe, dominadora, que controla a família.

Aos poucos, fragmentos do passado de Moshe, o pai de Aharon, e Lili, a avó, começam a emergir. Ambos falavam iídiche, enquanto a mãe dominava o hebraico.

O conflito linguístico tem dimensão nacional, já que os líderes de Israel optaram pelo hebraico em detrimento do iídiche, falado pelos judeus da Europa Central e Oriental. Da interdição da língua decorrem a desqualificação e a negação do passado.

O Livro da Gramática Interior
David Grossman
livro
Comprar

Além do caráter político evidente no romance, já que Aharon mostra-se contrário a tudo o que acontece à sua volta, há também uma dimensão psicanalítica para o fato de o garoto não crescer.

A dificuldade em enfrentar a adolescência, que implica a descoberta da sexualidade e a aceitação do mundo adulto, não é nova: "Peter Pan", de J. M. Barrie, e Oskar, de "O Tambor", de Günter Grass, são também meninos que se recusam a crescer. O que há de original é o uso do monólogo interior, já que a maior parte das intrigas passa pela consciência de Aharon.

David Grossman consegue assim criar um romance em que os acontecimentos são filtrados por um personagem desequilibrado e autocentrado. Cabe ao leitor montar o quebra-cabeça desse livro escrito segundo os códigos da gramática interior de Aharon.

O LIVRO DA GRAMÁTICA INTERIOR
AUTOR David Grossman
TRADUÇÃO Paulo Geiger
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 59,90 (536 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página:

Links no texto: