Folha de S. Paulo


Pai e filho, Moraes Moreira e Davi celebram união do samba com rock

Moraes Moreira, 67, e Davi Moraes, 41, pai e filho músicos, estão cumprindo turnê para comemorar os 40 anos de "Acabou Chorare", segundo álbum dos Novos Baianos, banda do pai nos anos 1970.

E é comemoração mesmo, festa. Desde 2012, os shows lotam lugares como o Circo Voador, no Rio. "Fizemos quatro noites, com gente do lado de fora", conta Davi à Folha. "Quem acabou criando a turnê foi a plateia, a aprovação enorme que recebemos."

A dupla se apresenta sexta (6) e sábado (7) em São Paulo, no Sesc Pinheiros. Quem comparecer verá um show com divisões claras.

Divulgação
Os músicos Davi Moraes e Moraes Moreira, que se apresentam no Sesc Pinheiros
Os músicos Davi Moraes e Moraes Moreira, que se apresentam no Sesc Pinheiros

A primeira parte é dedicada a "Acabou Chorare", com as músicas tocadas numa ordem próxima à distribuição das faixas no LP. Depois Davi costuma prestar algumas homenagens, com levadas instrumentais de músicas de compositores como Dominguinho e Luiz Gonzaga.

Em seguida, são contemplados os sucessos de Moraes Moreira ligados ao Carnaval, com frevos e canções dançantes de trio elétrico.

A dupla já tem pronto um disco de inéditas, mas ainda não lançou o trabalho por causa da demanda do show de "Acabou Chorare".

"A gente não consegue parar", diz Davi. "Há um público jovem que descobriu os Novos Baianos e não teve até agora a oportunidade de ouvir esse repertório ao vivo."

Por que esse disco atrai tantas gerações? Davi arrisca uma justificativa.

"É um disco que expressa liberdade. Quebra de barreiras. O Galvão [letrista dos Novos Baianos] dizia que, se existia alguma briga entre o samba e o rock, eles não tinham nada com isso!"

HENDRIX E BANDOLIM

Davi exemplifica a mistura com a influência de Jimi Hendrix no grupo, que era rapidamente misturada a Jacob do Bandolim e a João Gilberto, de uma maneira nada forçada. "Hoje os músicos jovens aproveitam essas portas abertas pelos Novos Baianos."

A série de shows do álbum teve em 2013 um show "turbinado", no Rock in Rio. Além de Moraes e Davi, estavam no palco Pepeu Gomes (guitarrista dos Novos Baianos) e a cantora Roberta Sá, cobrindo os vocais que no disco são de Baby do Brasil.

"Foi ótimo, muita gente jovem cantando junto. A Roberta se entregou ao show e acertou em todas, até na camiseta", diz Davi. Ela vestia uma que estampava o rosto de Baby em tamanho gigante.

MORAES MOREIRA E DAVI MORAES
QUANDO sex. (6) e sáb. (7), às 21h
ONDE Sesc Pinheiros, Teatro Paulo Autran, r. Paes Leme, 195, tel. (11) 3095-9400
QUANTO de R$ 15 a R$ 50
CLASSIFICAÇÃO 10 anos


Endereço da página: