Folha de S. Paulo


Confrontos entre Israel e Palestina viram coreografia na MITsp

O coreógrafo israelense nascido na antiga Bielorrúsia Arkadi Zaides, 35, se coloca entre a plateia e a zona de conflito –territórios da Cisjordânia ocupados por colonos judeus.

No palco, a região em disputa no Oriente Médio se materializa nas imagens projetadas em uma tela imensa.

São cenas do arquivo da B'Tselem, organização israelense de direitos humanos nos territórios ocupados.

Jean Couturier
O coreógrafo israelense Arkadi Zaides em cena do espetáculo 'Arquivo', que será apresentado na MITsp 2015
O coreógrafo israelense Arkadi Zaides em cena do espetáculo 'Arquivo', que será apresentado na MITsp 2015

As imagens são reproduzidas no corpo do coreógrafo, revelando os movimentos da região. Zaides imita ações de colonos e soldados israelenses filmados por palestinos, que receberam da B'Tselem câmeras para registrar o dia a dia da ocupação.

No espetáculo "Arquivo", o que começa quase como uma brincadeira perversa de imitação cresce, ganha ritmo, intensidade e se transforma em coreografia.

A questão do conflito geopolítico, recorte temático da segunda edição da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo), está condensada na obra que o israelense apresentará na próxima semana. Se não há a presença física dos dois lados conflitantes, o confronto é a razão de ser do próprio espetáculo.

"Minha arte é política, quero que as pessoas não só sejam tocadas pelo sentido estético da obra, mas que saibam o que está acontecendo lá, mesmo que não entendam a complexidade da situação", explica Zaides à Folha.

Ele conta que criou a coreografia pensando em três camadas. "A primeira é muito básica: a reação das pessoas ao encarar imagens que contêm um certo nível de violência. A segunda é a reprodução de movimentos que exprimem a violência nem sempre explícita do dia a dia. E a terceira é a escolha de replicar só os movimentos dos israelenses."

Esta última decisão foi usada para uma autorreflexão, diz. "Eu sou israelense e estou olhando ações da minha própria comunidade. Ao repeti-las, exponho o conflito íntimo de também ser parte e causa desta violência."

Para o artista, o efeito ultrapassa a intimidade e o seu corpo. O público também reproduz a tensão desses movimentos no cérebro –em que os chamados neurônios-espelho refletem automaticamente ações alheias, permitindo que sejam imitadas ou interpretadas.

O desconforto causado já fez com que pessoas saíssem no meio do espetáculo em apresentações em Israel e na Europa. E a postura política tem incomodado setores do governo e da sociedade israelense. No início deste ano, ativistas de direita tentaram impedir uma apresentação de "Arquivo" em Tel Aviv.

A apresentação acabou ocorrendo, mas Zaides diz sofrer outras pressões. "Há pessoas que estão tentando cortar as verbas que recebo para fazer meus trabalhos", conta o coreógrafo, que tem entre seus patrocinadores o governo de Israel.

ARQUIVO
QUANDO de 11 a 15/3, às 19h
ONDE Itaú Cultural, av. Paulista, 149, tel. (11) 2168-1776
QUANTO grátis (retirada de ingressos duas horas antes do espetáculo)
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

DEBATES
Palestina-Israel: com Arlene Clemesha, Sílvio Tendler e Maria Fernanda Vomero
QUANDO sáb. (14), às 11h
Ucrânia-Rússia: com Fabiano Mielniczuk, Vitorio Sorotiuk, Eduardo Jorge e Maria Fernanda Vomero
QUANDO ter. (10), às 10h
ONDE Sesc Consolação, r. Dr. Vila Nova, 245, tel. (11) 3234-3000
QUANTO grátis (senhas distribuídas uma hora antes)

Leia matéria sobre o espetáculos que abordam conflitos na Ucrânia e na Rússia


Endereço da página:

Links no texto: