Folha de S. Paulo


'Sem Direito a Resgate' quer parecer um filme de Tarantino

O romance "The Switch" (1978), do escritor americano Elmore Leonard, traz a primeira aparição da dupla de criminosos Ordell Robbie e Louis Gara, que voltaria a aparecer em "Ponche de Rum" (1992).

Este último livro deu origem a "Jackie Brown" (1997), de Quentin Tarantino. Já "The Switch" foi adaptado agora ao cinema por Daniel Schechter em "Sem Direito a Resgate".

O principal conselho para quem vai ver o novo filme é: esqueça o grande (e subestimado) "Jackie Brown". Porque, se você lembrar, "Sem Direito a Resgate" vai parecer uma obra ainda menor.

Isto posto, o filme é uma adaptação fácil de ver e ainda mais fácil de esquecer do livro de Leonard, com as marcas típicas de sua obra: uma mistura de policial e comédia de humor negro, uma trama com muitas reviravoltas e um tanto de malícia.

Aqui, Ordell (Mos Def) e Gara (John Hawkes) são pequenos criminosos que sequestram a mulher (Jennifer Aniston) de um empreiteiro corrupto (Tim Robbins) e pedem um resgate de US$ 1 milhão, na Detroit dos anos 1970.

O problema é que o empreiteiro despreza a mulher e está prestes a se separar, tem uma amante mais jovem (Isla Fisher) e decide não pagar o resgate –o que gera um clássico impasse "leonardiano".

Apoiado em boas atuações, Schechter conduz a narrativa com segurança, mas sem brilho, até a metade do filme. Mas ele se perde junto com as reviravoltas de trama –o que gera uma segunda metade confusa e apática; e um final decepcionante.

Em termos de estilo, o diretor parece fazer esforço para se parecer com Tarantino, mas lhe falta convicção para abraçar o maneirismo e buscar uma verdade dentro do pastiche. Como tantos, se tornou um genérico de Tarantino. E este crítico cometeu justamente o erro que aconselhou ao leitor evitar: lembrou-se de "Jackie Brown".

SEM DIREITO A RESGATE
(LIFE OF CRIME)
DIREÇÃO Daniel Schechter
ELENCO Jennifer Aniston, Mos Def, John Hawkes, Tim Robbins
PRODUÇÃO EUA, 2013, 12 anos
QUANDO em cartaz
AVALIAÇÃO regular


Endereço da página: