Folha de S. Paulo


Crítica: 'Virunga' tem como mérito mostrar quatro heróis de verdade

Documentários costumam usar a palavra "herói" sem parcimônia. Todo mundo é herói. Que raro, então, ver um filme que mostra não um, mas pelo menos quatro heróis de verdade: o documentário "Virunga", do britânico Orlando Von Einsiedel.

O filme concorre ao Oscar de melhor documentário de longa-metragem e pode ser visto no serviço de filmes sob demanda on-line Netflix.

"Virunga" conta a história de quatro pessoas que lutam para defender o Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo (antigo Zaire), uma área de 7.800 km² ameaçada por guerras civis, caçadores de gorilas e pela exploração de uma companhia petrolífera inglesa, a Soco.

Os personagens são o belga Emmanuel de Merode, diretor do parque; os congoleses Rodrigue Katembo, chefe dos vigias do parque, e André Bauma, cuidador dos gorilas, e uma jovem jornalista francesa, Mélanie Gouby.

Enfrentando a corrupção de oficiais locais e o caos instaurado no país com os conflitos entre tropas do governo e o exército rebelde do grupo M23, os quatro arriscam as vidas todos os dias para tentar evitar a destruição e exploração do parque. Nos últimos anos, conta o filme, nada menos de 140 funcionários do parque foram mortos.

Katembo e Gouby chegaram a usar câmeras escondidas na roupa para flagrar oficiais corruptos do governo e funcionários da Soco falando dos métodos escusos, que incluem subornos e ameaças, que utilizam para favorecer a companhia inglesa em seus planos de explorar petróleo no parque, que é considerado patrimônio mundial pela Unesco.

A audácia de Katembo e Gouby é ainda mais louvável em um lugar como a República Democrática do Congo, que vive em estado de guerra civil praticamente desde sua independência, em 1960, e onde conflitos costumam ser resolvidos com machetes e decapitações.

"Virunga" mescla passagens de jornalismo na linha de frente, mostrando tropas do M23 invadindo cidades, com outras mais lúdicas e bonitas, como a relação de afeto do ambientalista André Bauma com os gorilas de que cuida. É um grande documentário e merece muito a indicação ao Oscar.

ANDRÉ BARCINSKI é jornalista e autor do livro "Pavões Misteriosos" (Três Estrelas)

NA TV / INTERNET
Virunga
Exibição do documentário
QUANDO disponível na Netflix
AVALIAÇÃO ótimo ★ ★ ★


Endereço da página:

Links no texto: