Folha de S. Paulo


Pioneira, obra sobre mobiliário brasileiro ganha edição bilíngue

Agenda ambiental e atitude crítica e especulativa marcam o design contemporâneo do mobiliário brasileiro.

São características elencadas no novo capítulo acrescentado ao livro "Móvel Moderno no Brasil", de Maria Cecília Loschiavo dos Santos.

Publicado originalmente em 1995, o livro é uma obra de referência pioneira e fundamental para quem se interessa pelo design no Brasil.

Resulta de uma pesquisa ampla, que inclui entrevistas, mostra projetos, croquis e proporciona uma imersão reveladora no tema.

Usado como manual em cursos de design e arquitetura, ficou esgotado por muitos anos e agora ganha edição bilíngue, novo projeto gráfico e acréscimos sobre os últimos 20 anos da produção brasileira.

O livro reúne imagens e documentos essenciais para reconstruir com riqueza as transformações da configuração da casa brasileira, das tendências, materiais, processos produtivos e soluções construtivas.

A narrativa cronológica parte da Cama Patente (1915), tomada como experiência pioneira da modernização no país.

Examina ainda o legado da geração de Gregori Warchavchik, John Graz e Lasar Segall, mostra o papel estruturante da arquitetura moderna brasileira, a chegada ao país de profissionais estrangeiros, nos anos 1940, as relações entre o design e a arte concreta.

Nos anos 1960, destaca a efervescência cultural do país, a originalidade e a ênfase nas relações entre aspectos da cultura popular.

Nesse contexto aparece a obra de Lina Bo Bardi, que, além da produção arquitetônica e do design de móveis, foi responsável por processo de reflexão política e produção teórica acerca do design.

Um novo capítulo e verbetes comentam a produção contemporânea, marcada, segundo Loschiavo, pela redefinição dos parâmetros para a produção, o projeto, a distribuição, o consumo e o pós-consumo dos bens industriais, devido à agenda ambiental.

Em São Paulo, o lançamento será no dia 4 de março, na Casa Electrolux. No dia seguinte, será aberta uma exposição de parte do acervo do Museu da Casa Brasileira com mesa redonda sobre o legado do móvel moderno. (MG)

MÓVEL MODERNO NO BRASIL

AUTORA Maria Cecilia Loschiavo

EDITORA Olhares

QUANTO R$ 90 (264 págs.)

AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página: