Folha de S. Paulo


'Tá no Ar' volta com mais música e participações especiais

O desafio de fazer uma temporada nova de um programa de TV é manter o que tem fôlego e não perder o frescor. Foi com isso em mente que Marcius Melhem e Marcelo Adnet reformularam "Tá no Ar: A TV Na TV", humorístico que chega ao segundo ano nesta quinta, na Globo.

Primeira empreitada de sucesso de Adnet na Globo, desde que deixou a MTV em 2013, o programa satiriza os diversos gêneros televisivos por meio de quadros e esquetes.

Na nova safra de episódios, muita coisa muda. Segundo Adnet, a atração volta com maior quantidade de clipes e de participações especiais.

No primeiro episódio, por exemplo, a atriz Regina Duarte aparece no quadro inédito "Vingança dos Famosos", em que celebridades abordam e importunam anônimos em situações cotidianas.

Divulgação
Marcelo Adnet e Marcius Melhem em cena do programa 'Tá no Ar: A TV na TV'
Marcelo Adnet e Marcius Melhem em cena do programa 'Tá no Ar: A TV na TV'

Em "Malhação Épocas" os alvos da gozação são a novela adolescente "Malhação", que neste ano completa 20 anos no ar, e um de seus personagens mais célebres: o Mocotó, de André Marques.

"O quadro vai mostrar como seria a 'Malhação' através dos tempos. Na Roma antiga, no Brasil colônia. Em todas elas teremos a participação do André Marques como Mocotó", conta Melhem à Folha.

A trilha sonora da brincadeira ficará por conta de Lulu Santos, cuja canção "Assim Caminha a Humanidade" embalou o folhetim de 1995 a 1999. "A gente fez uma letra nova para a música e o Lulu topou gravar. E ainda gravou um clipe vestido de romano", completa Melhem.

Também foram convidados Pedro Bial, Fernanda Paes Leme, Edson Celulari e Antonio Fagundes, entre outros. "Quase todos participam somente numa cena, em um determinado episódio. São grandes amigos que vieram nos fazer visitas ilustres", diz o diretor Mauricio Farias.

Alguma coisa, porém, permanece. O personagem militante revoltado de Adnet, crítico ferrenho à Globo, volta ao programa e ganhará um blog para desenvolver suas ideias. O "Jardim Urgente", sátira aos policiais vespertinos, em que um apresentador exaltado trata como crimes gravíssimos casos do jardim de infância, também fica.

Segundo Melhem, a emissora dá carta branca para que eles façam gozações à vontade. "O programa só teria razão de existir se a gente pudesse fazer uma crítica completa à televisão, incluindo a Globo", afirma ele. "Temos parâmetros para fazer a crítica: ela não é pessoal, é sobre os gêneros televisivos."

Na primeira temporada, teve quem comparasse o humor da dupla ao extinto "TV Pirata" (1988-1990, 1992), que também satirizava a programação da TV. Melhem diz, no entanto, não se incomodar.

"As comparações trataram muito bem de como a gente levou adiante o legado do 'TV Pirata'. A gente achou que era hora de revisitar esse tema. Não é porque eles falaram disso que não podemos falar."

"Até porque naquela época tinha poucos canais, não tinha nem TV a cabo e o controle remoto não era frenético como é hoje. Enquanto a TV mudar vamos conseguir fazer programas sobre ela sem o menor problema", diz.

Sobre uma terceira temporada, é cedo para especular. "É óbvio que esperamos que tenha. Mas temos que esperar a recepção da segunda. Se for como a primeira, estamos feitos", afirma Melhem.

NA TV
Tá no Ar: A TV na TV
Estreia da segunda temporada
QUANDO nesta quinta-feira (12), às 23h15, na Globo


Endereço da página: