Folha de S. Paulo


Adaptação de livro de J.K. Rowling estreia na TV britânica no domingo

A adaptação para TV de "The Casual Vacancy", primeiro romance adulto de J.K Rowling, publicado em 2012, estreia no Reino Unido no domingo (15).

Publicado no Brasil pela Nova Fronteira com o título "Morte Súbita", com tradução de Maria Helena Rouanet e Izabel Aleixo, o volume de cerca de 500 páginas foi adaptado pelo canal BBC One, com elenco que inclui Michael Gambon, o Dumbledore da série "Harry Potter".

A narrativa se passa numa pequena vila inglesa, Pagford, que fica em choque após a morte inesperada de Barry Fairbrother, membro da Câmara local. A trama serve para mostrar as contradições escondidas sob a pacata fachada da sociedade local, com moradores mais ricos e mais pobres em pé de guerra.

FATOR J.K.

O diretor da adaptação, Jonny Campbell, diz que tentou "ignorar o fator J.K. Rowling" e "se concentrar no livro como uma história".

"O que me chamou a atenção foi que J.K. teve a ideia de escrever um romance com sensibilidade do século 19 numa história contemporânea", disse o diretor, sobre a trama que, ao ser lançada, levou a autora a ser comparada a Charles Dickens.

A roteirista Sarah Phelps, que já havia adaptado para a BBC tramas como "Oliver Twist", disse que estava acostumava a adaptar obras de autores mortos. "É ótimo porque eles não incomodam", disse ela, ressaltando que J.K. Rowling "foi brilhante ao dar toda a liberdade".

Em nota, Rowling disse que Phelps "fez um trabalho excelente" e que ficou "deliciada com o resultado".

MUDANÇAS

Para levar a trama à TV, a roteirista recorreu a mudanças como na questão central de disputa entre os moradores de Pagford. "No livro, a disputa é tem a ver com uma fronteira, o que é algo difícil de se colocar num drama de TV", explicou Phelps.

A solução foi criar um centro comunitário cujos objetivos –melhorar a vida dos moradores mais pobres– incomodam os mais ricos.

Outra alteração diz respeito à presença de Barry Fairbrother, o membro da Câmara que morre na página três do livro. Para marcar sua relevância para os acontecimentos posteriores no vilarejo, a roteirista recorreu a flashbacks.


Endereço da página: