Folha de S. Paulo


New York Times aponta suposto plágio em 'Boyhood'

Em artigo nesta sexta-feira, a editora do caderno de cultura do "New York Times", Mary Jo Murphy, levanta a possibilidade de plágio entre "Boyhood" e a série de documentários "Up!", de Michael Apted.

"Se, em algumas semanas, Richard Linklater ganhar um Oscar por dirigir 'Boyhood', alguém deveria tomá-lo dele e entregá-lo a Michael Apted", afirmou.

Para Murphy, a originalidade do filme de Linklater é superestimada pela crítica e as diferenças entre ele e a série de Apted seriam sutis. Por isso, argumenta, a produção não merece levar a estatueta nas seis categorias a que foi indicada.

A ficção "Boyhood", rodada ao longo de 12 anos, com os mesmos atores, acompanha a vida de Mason (Ellar Coltrane) dos 5 aos 18 anos. Já "Up!" registra 14 crianças reais inglesas durante meio século, em intervalos de sete anos. O último dos títulos, "56 Up", foi lançado em 2012.

O artigo do "Times", publicado no dia em que começam as últimas votações finais dos jurados da Academia, menciona entrevista de um dos personagens da série de documentários, Nicholas Hitchon. Ele diz que as fronteiras entre as duas obras são "finas e porosas".

Linklater, no entanto, não nega a influência da obra de Apted em "Boyhood", como disse em entrevista ao site "The Hollywood Reporter". Além disso, o próprio Apted afirmou à "Entertainment Weekly" que havia gostado de "Boyhood".


Endereço da página:

Links no texto: