Folha de S. Paulo


Bob Marley me inspira como empresário, diz filho do cantor

Bob Marley como empreendedor. É dessa faceta do pai que diz se lembrar mais Rohan Marley, 42, um dos 11 filhos deixados pelo cantor jamaicano (1945-1981), que completaria 70 anos nesta sexta (6).

"Me lembro especialmente de seu espírito empreendedor e trabalhador. Sua ética de trabalho me inspirou a ser o empresário que sou hoje", diz Rohan à Folha, em entrevista por e-mail. Para ele, o exemplo do pai veio de iniciativas como ter criado a sua própria gravadora e um restaurante.

Hoje Rohan –um dos poucos filhos que não seguiu carreira na música– é referência no mercado de café sustentável nos Estados Unidos, com a marca Marley Coffee –a previsão de faturamento em 2014 era de US$ 10 milhões (R$ 27,4 milhões). Em crescimento acelerado, Rohan diz ter o Brasil como um dos mercados para onde quer se expandir.

Johannes Eisele - 12.fev.12/France Presse
Rohan Marley entre Neville Garrick (esq.) e Kevin Macdonald no Festival de Berlim
Rohan Marley entre Neville Garrick (esq.) e Kevin Macdonald no Festival de Berlim

Por aqui, no entanto, ele ficou conhecido menos nas páginas de publicações de negócios e mais nas de notícias de celebridades, em função de ter sido namorado da modelo brasileira Isabeli Fontana. Antes, foi casado com a cantora americana Lauryn Hill, com quem teve quatro filhos.

Recentemente, Rohan também está empenhado em um novo negócio para a família Marley, o de uma marca de maconha. Batizada de Marley Natural e registrada no ano passado, a empresa é resultado de uma associação dos herdeiros com a companhia Privateer, uma das grandes no negócio da erva no Canadá.

O objetivo da Marley Natural é vender um blend especial de maconha em locais em que já é legalizada.

*

Leia abaixo entrevista com Rohan Marley:

Folha - Como você vai celebrar os 70 anos de nascimento do seu pai nesta sexta (6)?

Rohan Marley - Estarei na Jamaica com a minha família e amigos, celebrando em espírito com milhões de fãs ao redor do mundo. O Museu Bob Marley será a sede de muitos eventos –leituras de poesia, shows em tributo, simpósios e muito mais.

Tudo será compartilhado nas redes sociais para amplificar a mensagem do #Marley70, para inspirar os fãs a contribuírem para um mundo melhor.

Você costuma fazer algo especial nos aniversários do seu pai?

Sim, nós o homenageamos todos os anos, mas esta será uma das maiores celebrações já feitas.

Se ele estivesse vivo, o que você acha que ele estaria fazendo como músico aos 70 anos de idade? No que ele estaria trabalhando?

Ele definitivamente estaria trabalhando, agitando com muitos projetos. Ele definitivamente estaria fazendo música.

De acordo com a revista "Forbes", Bob Marley é a quinta celebridade morta que mais fatura. Por que seu legado é tão valioso até hoje?

Acho que essas razões são muito pessoais para cada fã. Algumas pessoas se conectam com o fato de ele ter sido sempre rebelde e guerreiro, enfrentando muita adversidade para se tornar a lenda que foi. Outras se identificam com a mensagem de positividade das suas letras. E outras apenas amam a música.

Depois de Bob Marley, nenhum outro artista do reggae foi tão bem-sucedido. Por quê?

Ele apresentou ao mundo um som e uma mensagem que estavam querendo ouvir. Sua mensagem é única para gerações, então as pessoas escutam e passam adiante, e isso leva em frente a sua vida e o seu legado.


Endereço da página: