Folha de S. Paulo


Xuxa deixa Globo após 29 anos e acerta dois programas na Record

Na noite da última segunda-feira (1º), representantes da apresentadora Xuxa Meneghel, 51, saíram da sede da Rede Record, em São Paulo, com um contrato em mãos.

Após meses de negociação, as partes chegaram a um consenso e a apresentadora apalavrou, por meio de seus interlocutores, um acordo com a nova emissora, podendo deixar para trás quase 29 anos de Globo –estreou na emissora em junho de 1986.

Segundo fontes da Record, Xuxa, que deve voltar dos EUA nesta semana, já acertou sua ida para o canal, onde terá dois programas, um diário, na faixa da tarde, com cerca de uma hora de duração, e uma atração noturna, semanal, na linha de shows.

O programa diário seria de entrevistas, no estilo do "talk show" da comediante americana Ellen DeGeneres. Na atração, que será gravada no Rio, Xuxa receberá celebridades e pessoas comuns com boas histórias de vida.

Além de um salário milionário, cujo valor não foi divulgado, ela terá participação na venda de publicidade dos programas.

A apresentadora está fora do ar desde janeiro de 2014, quando deixou de apresentar o "TV Xuxa" (Globo) para tratar de uma inflamação nos ossos sesamoides (ossos pequenos do pé), causada por traumatismos constantes na parte anterior do pé, devido à prática de dança combinada com o uso excessivo de salto alto.

Quando começou a perder a majestade na Globo, no final de 2013, Xuxa já estava distante do reinado que a consagrou na TV de 1986 a 1993, no "Xou da Xuxa", quando registrou 22 pontos de audiência na faixa da manhã.

SEM SEDUÇÃO

Mas a loira deixou de interessar às novas gerações de crianças, e o "TV Xuxa" não seduzia os adultos como a Globo esperava.

O programa mantinha a liderança de audiência nas tardes de sábado com médias na casa dos 9 pontos, mas seguia com uma produção cara, e o salário da apresentadora girava em torno de R$ 2,5 milhões mensais. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP.

Em dezembro, Xuxa voltou a conversar com a Globo e chegou a apresentar o projeto de um novo programa à direção da emissora, que não pareceu disposta a dar uma atração para a loira em 2015.

Xuxa ficou com a promessa de participações nos especiais de 50 anos da Globo, reprises no canal Viva e uma possível volta em 2016.

Nos últimos dias, a Record seguiu insistindo na contratação da loira, cedendo a todo tipo de exigência feita por ela e seu poderoso staff.

Além de poder voltar à TV, Xuxa tem interesse em ampliar seus negócios na internet e no setor de licenciamentos. Tudo isso faz parte do contrato proposto pela Record, com duração inicial de três anos.

Na Globo, a virtual saída de Xuxa dividiu opiniões. Há quem acredite que perder um de seus maiores símbolos justamente em 2015, quando completa 50 anos, causará um grande prejuízo para a imagem da emissora.

Outros defendem que a Globo não podia nem queria dispensar Xuxa, mas já não sabia mais o que fazer com ela em sua programação.

SEM MULTA

Pelo acordo atual em vigor com a Globo, assinado no final de 2013, Xuxa pode deixar a emissora sem ter de pagar multa contratual.

Procurados, nem Globo, nem Record, nem a apresentadora comentaram o assunto. As minutas do novo contrato estão com os advogados para a assinatura dela.

A Record pretende anunciar a nova contratação nesta quinta (5), quando lança sua programação de 2015.

*

VIDA E OBRA
A rainha dos baixinhos em 51 anos

1963 Maria da Graça Meneghel nasce no dia 27 de março em Santa Rosa (RS). Aos sete anos, muda-se para o Rio de Janeiro com a família

1978 Aos 15, é descoberta como modelo e, aos 16, é capa da revista "Carinho"

1982 Engata um namoro com o craque do futebol Pelé e estrela o filme "Amor, Estranho Amor"; é capa da revista "Playboy"

1983 Aos 20, começa apresentar o "Clube da Criança", na TV Manchete

1986 Estreia na Globo o "Xou da Xuxa", ocupando as manhãs de segunda a sábado. Xuxa chegava em uma nave

1988 Seu quinto álbum, "Xou da Xuxa 3", entra para o livro de recordes com 3,2 milhões de cópias

1989 Cria o projeto social Fundação Xuxa Meneghel, que atende crianças e adolescentes carentes

1990 Estreia no cinema "Lua de Cristal", que tem mais de 5 milhões de espectadores. Ao todo, lançou 17 filmes infantis

1993 O "Xou da Xuxa" dá lugar ao programa "Xuxa"; no ano seguinte, estreia o "Xuxa Park", e, em 1997, o "Planeta Xuxa"

1998 Nasce Sasha, filha dela com o ator Luciano Szafir

2003 Inaugura o parque de diversões O Mundo da Xuxa, no shopping SP Market, em SP

2005 Passa a apresentar o "TV Xuxa"

2012 Em entrevista ao "Fantástico", ela afirma ter sofrido abuso sexual na infância

2014 O "TV Xuxa" deixa de ser exibido pela Globo

Colaborou CAMILA ALVARENGA


Endereço da página:

Links no texto: