Folha de S. Paulo


Crítica: Péssimo, 'A Entrevista' é sofrimento sem fim

Nunca um filme tão ruim mereceu tanta atenção. A comédia "A Entrevista", que satiriza o ditador norte-coreano Kim Jong-un, foi o centro de uma briga que aumentou a tensão entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

Depois de o governo de Kim Jong-un prometer "ação sem piedade" contra a distribuidora do filme, a Columbia, um grupo de hackers invadiu os computadores da Sony, empresa associada à Columbia, e divulgou documentos internos da empresa.

O governo dos EUA acusou os norte-coreanos de promoverem o ataque e prometeu revidar. Três dias depois, em 22 de dezembro de 2014, a internet caiu por mais de nove horas na Coreia do Norte.

Divulgação
Cena do filme 'A Entrevista', de Seth Rogen
Cena do filme 'A Entrevista', de Seth Rogen

Kim Jong-un certamente não viu "A Entrevista", ou não teria se dado ao trabalho de reclamar. O filme é tão constrangedor que teria passado despercebido. Tudo que o ditador conseguiu foi chamar a atenção para uma comédia que merecia nenhuma.

"A Entrevista" reúne dois dos piores atores cômicos das últimas décadas, Seth Rogen e James Franco. Rogen codirige o filme (com Evan Goldberg), o que significa que não há sequer um diretor para avisá-lo de sua falta de graça.

Há algumas semanas, meu colega da Folha Cássio Starling Carlos escreveu sobre a atuação de Ingrid Guimarães em "Loucas pra Casar": "Quem convenceu a coitada de que ela é uma comediante só podia estar de mau humor". O mesmo pode ser dito de Rogen e de Franco.

No filme, Franco faz Dave Skylark, apresentador de um programa de TV em que revela inconfidências de celebridades (o rapper Eminem diz que é gay e o ex-ídolo teen Rob Lowe confessa ser careca).

Rogen faz o produtor do programa, Aaron Rapoport, que tem pretensões jornalísticas sérias e quer fazer história.

Rapoport descobre que Kim Jong-un é fã do programa e consegue uma entrevista exclusiva com ele. Entra em cena o FBI, que convence Skylark e Rapoport a matarem o ditador, mostrado como um playboy boboca que ouve Katy Perry, brinca com tanques de guerra e faz orgias com strippers. É ver para crer.

Não há uma piada que preste. Nada é original ou inventivo. Há cenas "picantes" com gatas seminuas, uma infalível em que os personagens principais tomam drogas –no caso, ecstasy– e ficam doidões numa festa, e 87 piadas com o sotaque dos norte-coreanos falando inglês. "A Entrevista" promove exatamente o que Kim Jong-un é acusado de fazer com opositores: sofrimento sem fim.

A ENTREVISTA
DIREÇÃO Evan Goldberg e Seth Rogen
ELENCO James Franco, Seth Rogen e Randall Park
PRODUÇÃO EUA, 2014, 16 anos
QUANDO estreia nesta quinta (29)
AVALIAÇÃO péssimo


Endereço da página: