Folha de S. Paulo


Foo Fighters vence o calor e incendeia plateia de 45 mil em show no Rio

"Nem está calor, né?". A frase, irônica, foi apenas uma das inúmeras vezes que Dave Grohl, o líder do Foo Fighters, usou a palavra "hot" na noite de domingo (25), durante o show da banda no Maracanã.

Às 21h20, quando os americanos entraram no palco para o terceiro show de sua turnê brasileira (depois de Porto Alegre e São Paulo), a temperatura no Rio estava na casa dos 29ºC, segundo o Climatempo. Na região do Maracanã, tradicionalmente infernal, a sensação térmica certamente era maior.

Com calça e camiseta pretas, além de uma vasta cabeleira e barba, Grohl não demorou a reclamar do calor, e a conclamar a plateia a ser ainda mais quente do que a temperatura ambiente. O americano passou boa parte do show conversando com o público, que não lotou o estádio (45 mil presentes, segundo os produtores, para uma carga de 64 mil ingressos à venda).

Eduardo Anizelli/Folhapress
Show da banda americana Foo Fighters, no estádio do Morumbi, em São Paulo
Show da banda americana Foo Fighters, no estádio do Morumbi, em São Paulo

Se estava quente no elevado palco, na pista a situação era ainda mais abafada. A reportagem viu diversas pessoas passando mal com o calor e sendo levadas para o posto médico, mas os organizadores não informaram o total de atendimentos.

A banda contribuiu muito para aumentar a temperatura da pista, com uma apresentação de cerca de 2h30 cheia de momentos inflamáveis, como "Breakout" e "All my Life"; os momentos de refresco foram bem menos numerosos, como "Skin and Bones" e "Wheels", com Grohl ao violão.

O repertório seguiu a estrutura básica mostrada nos demais shows da turnê, e que certamente se repetirá no último show no Brasil, em Belo Horizonte, na próxima quarta (28).

De diferente, os cariocas ouviram duas canções do primeiro álbum ("Big Me" e "This Is a Call") e, na parte das covers, quando a banda vai para um palco no meio da área VIP, uma versão de "Tom Sawyer", do Rush. Mais cedo, Grohl também havia tocado um trecho de "Blackbird", dos Beatles.

Mesmo com poucas surpresas e algumas canções menos interessantes, o show grandioso, tanto em termos de produção quanto de performance, mostrou bem o tamanho atual do Foo Fighters (que só havia passado pelo Brasil em festivais), que virou uma grande banda de estádio, capaz de entreter multidões.

REPERTÓRIO DO FOO FIGHTERS NO RIO

"Something from Nothing"
"The Pretender"
"Learn to Fly"
"Breakout"
"Arlandria"
"My Hero"
"Big Me"
"Congregation"
"Walk"
"Cold Day in the Sun"
"In the Clear"
"This Is a Call"
"Monkey Wrench"
"Skin and Bones"
"Wheels"
"Times Like These"
"Detroit Rock City"
"Tom Sawyer"
"Stay With Me"
"Under Pressure"
"All My Life"
"Best of You"
"Everlong"


Endereço da página: