Folha de S. Paulo


Crítica: Novo policial de Garcia-Roza cria jogo ficcional sofisticado

Luiz Alfredo Garcia-Roza é o principal escritor brasileiro do gênero policial. Seu novo romance, "Um Lugar Perigoso", o décimo em que atua o delegado Espinosa, confirma mais uma vez seu lugar de destaque, ainda que os méritos do livro estejam mais ligados à sua proposta do que propriamente à trama policial, que decepciona.

O enredo está centrado em Vicente Fernandes, tradutor (de Edgar Allan Poe) e professor de literatura aposentado por invalidez, que é o "vilão" anunciado já no início do livro e, simultaneamente, investigador de si mesmo, das culpas e crimes que julga ter e dos quais não consegue lembrar por conta de um distúrbio neurológico que provoca o esquecimento, a perda de "períodos da memória que não são mais recuperados".

A doença obriga também o seu portador a fabular, a inventar vivências e lembranças para compensar tudo que se perdeu.

Marcos Michael/Folhapress
Luiz Alfredo Garcia-Roza em seu apartamento no Rio
Luiz Alfredo Garcia-Roza em seu apartamento no Rio

É ele quem pede a ajuda de Espinosa para tentar compreender o que ocorria, é ele que precisa anotar tudo que acontece, ou que acha que acontece, para tentar criar um sentido, é ele que, quando instado a falar por alguns de seus poucos interlocutores ao longo do texto, irrompe em um discurso sofrido em busca de uma verdade difícil de atingir.

Com esses elementos em cena –a memória e o esquecimento, a necessidade de fabular, as modulações das supostas verdades, as tentativas de criar sentido–, Garcia-Roza nos coloca nas entranhas do jogo ficcional, em meio a uma "conversa infinita" e importante sobre o lugar e o estatuto do texto literário.

Um Lugar Perigoso
Luiz Alfredo Garcia-Roza
livro
Comprar

Ao mesmo tempo em que oferece muito, "Um Lugar Perigoso" frustra seu leitor (este leitor) ao se estruturar a partir de um narrador onisciente que circula de modo uniforme em meio aos atos e pensamentos dos personagens da obra ao invés, talvez, de focalizar unicamente o seu grande trunfo, seu perturbado protagonista.

Isso gera mais confusão do que incerteza, mais zonas de engano do que de dúvida. Isso relativiza bastante, por exemplo, o impacto que poderia ter na trama a presença real ou não da ex-namorada de Vicente, Paula.

Não é uma tarefa nada fácil escrever uma história policial relevante na atualidade: "Um Lugar Perigoso" demonstra de modo sofisticado e preciso essa dificuldade.

ADRIANO SCHWARTZ é professor de literatura da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

UM LUGAR PERIGOSO
AUTOR Luiz Alfredo Garcia-Roza
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 39,90 (264 págs.)
AVALIAÇÃO bom


Endereço da página:

Links no texto: