Folha de S. Paulo


Mário de Andrade será o autor homenageado da 13ª edição da Flip

O paulista Mário de Andrade, autor de "Macunaíma" e "Amar, Verbo Intransitivo", será o homenageado da 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece entre os dias 1º e 5 de julho.

A homenagem ao poeta, romancista, agitador e gestor cultural acontece no ano em que completam 70 anos de sua morte –e, portanto, no ano que antecede a queda de sua obra em domínio público.

Reprodução
O escritor Mário de Andrade, homenageado da próxima Flip
O escritor Mário de Andrade, homenageado da próxima Flip

"O nome de Mário sempre vem à baila, sempre esteve na mira da Flip. Neste ano, além de uma efeméride – os 70 anos de morte – que, no caso dele, pode ter o peso de uma verdadeira revisão da obra, de novas leituras e perspectivas para compreender sua obra, pesou a ligação da obra dele com projetos que a Casa Azul, que faz a Flip, está desenvolvendo, por exemplo no Museu do Território", diz o curador da Flip, Paulo Werneck.

Ele lembra que a Flip deve muito a Mário de Andrade, inclusive porque "Paraty está preservada porque Mário criou o Sphan [Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] no final dos anos 30. Hoje Paraty é candidata a patrimônio da humanidade da Unesco e abriga a Flip, que deve muito à Semana de Arte Moderna, por exemplo".

Entre os temas de interesse do autor e que podem pautar o debate nesta edição, estão a cultura popular e a indústria cultural, o patrimônio material e imaterial, a língua falada e escrita e a cultura indígena –além, é claro, da literatura.

TRANSFORMAÇÕES
O diretor geral da Flip, Mauro Munhoz, diz que a obra de Mário "reverbera de maneira ainda mais intensa numa cidade como Paraty, que ainda vive em seu dia a dia os dilemas culturais da modernização."

Dois autores cujas obras são ligadas a Mário de Andrade, o artista Odilon Moraes, que ilustrou "Será o Benedito!" (Cosac Naify), e a escritora Luciana Sandroni, que assina a biografia "O Mário que Não É de Andrade" (Companhia das Letrinhas), estão confirmados para a Flipinha.

A Nova Fronteira, que detém até o final do ano os direitos exclusivos da obra literária do modernista, planeja uma edição do romance inédito "Café", preparado pela equipe do Institudo de Estudos Brasileiros (IEB/USP), além de um volume de contos e crônicas e uma versão em HQ de "Macunaíma".

Além do também modernista Oswald de Andrade (amigo e depois desafeto de Mário), homenageado em 2011, a Flip já celebrou Millôr Fernandes, Vinicius de Moraes, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Graciliano Ramos.


Endereço da página: