Folha de S. Paulo


'Boyhood' é eleito melhor filme do ano no Critics' Choice Awards

O filme "Boyhood - Da Infância à Juventude" e os atores Michael Keaton e Julianne Moore foram contemplados na 20ª edição do Critics Choice Awards, prêmio anual da crítica de cinema dos Estados Unidos, nesta quinta (15), ao vencerem nas categorias de melhor filme e diretor, ator e atriz.

"Boyhood", que também na quinta recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, foi eleito o melhor longa do ano pelos mais de 250 membros da associação de críticos de cinema, a maior entidade desses profissionais nos Estados Unidos e Canadá.

Patricia Arquette, que faz o papel de mãe durante os doze anos de filmagem, recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante.

Divulgação
Boyhood - Da Infância À Juventude' concorre seis categorias do Oscar 2015
'Boyhood - Da Infância À Juventude' concorre seis categorias do Oscar 2015

Os críticos premiaram duas vezes, como melhor ator e melhor ator de comédia, um dos favoritos ao Oscar: Michael Keaton, por sua performance em "Birdman", em que interpreta um decadente ator de filmes de ação tentando retomar a carreira pela Broadway.

Moore, outra indicada ao Oscar e também favorita, ganhou como melhor atriz por "Para Sempre Alice", onde interpreta uma professora com os primeiros sinais da doença de Alzheimer.

"O Grande Hotel Budapeste" foi considerado o melhor filme de comédia e também venceu em direção de arte e figurino, enquanto o prêmio de melhor atriz de comédia foi para Jenny Slate, em "Obvious Child".

J.K. Simmons, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, ganhou o prêmio da crítica por sua atuação como um rígido professor de música em "Whiplash - Em Busca da Perfeição", enquanto Ellar Coltrane foi eleito o melhor jovem ator por "Boyhood".

"Um ano atrás, eu realmente achava que ninguém ia se importar com este filme", disse.

O prêmio de melhor filme de ação foi para o sucesso de bilheteria "Guardiães da Galáxia", enquanto Bradley Cooper ganhou como melhor ator em filme de ação em "Sniper Americano".

Emily Blunt conquistou a estatueta de melhor atriz em um filme de ação por "No Limite do Amanhã".

O prêmio de melhor filme de animação foi para "Uma Aventura Lego", esnobado nas indicações ao Oscar.

Na categoria de roteiro os premiados foram "Garota Exemplar" e "Birdman" e na de melhor filme de língua estrangeira, "Force Majeure".

Os atores Kevin Costner, Jessica Chastain e o diretor Ron Howard receberam prêmios honorários.


Endereço da página: