Folha de S. Paulo


Lincoln Olivetti, maestro e produtor musical, morre aos 60 anos

Na tarde dessa terça-feira (13), o maestro, compositor e produtor musical Lincoln Olivetti morreu aos 60 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Olivetti foi pioneiro no uso de sintetizadores no Brasil e era chamado de "mago do pop" e "feiticeiro dos estúdios" no meio musical.

Ele fez parcerias com artistas relevantes da MPB, como Gal Costa, Gilberto Gil, Jorge Ben, Tim Maia, Roberto Carlos, Caetano Veloso, entre outros artistas. No entanto, foi com Robson Jorge, músico que tocava violão, guitarra e teclado, que Olivetti ganhou maior notoriedade na década de 1970.

A dupla ficou conhecida pela música-tema do filme "Rio Babilônia" (1982), chamada "Babilônia Rock". A música foi executada por Jorge Ben.

Olivetti também compôs outras trilhas sonoras, especialmente em novelas — como "Dancin' days" (1978), "Baila comigo" (1981) e "Plumas e paetês" (1980). Seu último trabalho foi no "The Voice Brasil", na direção musical do programa de TV.

A cantora Maria Rita, que também trabalhou com o maestro, lamentou a sua morte no Twitter. "Gênio gênio gênio. O som que o cara tirava era além da conta de f*", escreveu ela.

No Facebook, Ed Motta escreveu um depoimento em homenagem ao maestro: "O cara que formatou a música brasileira no padrão de disciplina gringo, na forma de compor, arranjar, tecnicamente em qualquer sentido etc. Ele merece em homenagem gigante, ser nome de algo que represente acuracidade, competência e futuro".

Emicida também lamentou a morte em sua conta do Facebook: "Coração triste. Que a terra lhe seja leve professor. Obrigado por ter compartilhado essa benção que foi seu talento conosco nos discos e nesses palcos da vida. Um dia nos encontraremos de novo. #ubuntu

Ouça aqui uma das músicas de sua parceria com o músico Robson Jorge, que morreu em 1993.

Robson Jorge


Endereço da página:

Links no texto: