Folha de S. Paulo


'Subterranean Homesick Blues' de Bob Dylan faz 50 anos; veja vídeo

Há 50 anos, em 14 de janeiro de 1965, foi gravada uma das músicas mais marcantes da carreira de Bob Dylan, "Subterranean Homesick Blues".

A importância da canção se deve principalmente a um vídeo em que o cantor acompanha a letra da música com palavras escritas em folhas de papel, que foi parodiado e copiado por inúmeros artistas.

As palavras nos papéis foram escritas, entre outras pessoas, por Dylan e Allen Ginsberg, o poeta da geração beat. Ginsberg aparece ao longo do vídeo no canto esquerdo da tela. Assista aqui:

Nome do vídeo

O vídeo foi gravado em 1965 para ser usado como trailer e tomada de abertura do documentário "Dont Look Back [sic]" (1967), sendo considerado um dos precursores do videoclipe, conceito que não existia na época —com uma única exceção: um vídeo promocional para o single "Rain"/"Paperback Writer", dos Beatles, lançado em 1966.

Dylan definiu a música da seguinte forma: "É baseada em Chuck Berry, com um pouco de 'Too Much Monkey Business', e também no 'scat' dos anos 1940". "Scat" é a técnica do jazz de cantar sílabas ao invés de palavras, como no "One Note Samba" de Ella Fitzgerald.

O cantor reconheceu também a influência dos poetas beats na composição da música, especialmente de Jack Kerouac. Possivelmente, o título da canção é baseado em um livro de Kerouac chamado "Os Subterrâneos" (1958).

INFLUÊNCIA

A música, junto com outras, como "Like a Rolling Stone", marcou a transição de Bob Dylan do acústico para a guitarra elétrica, um momento relevante de sua carreira que influenciou a popularização do rock como gênero musical.

Um dos versos de "Subterranean Homesick Blues" teve uma influência inusitada fora da música, no entanto.

Da frase "you don't need a weatherman to know which way the wind blows" ("você não precisa do homem do tempo para saber para onde vai o vento"), formou-se um grupo de extrema esquerda chamado "Weatherman", que bombardeou prédios do governo e bancos nos Estados Unidos na década de 1970.

Em um panfleto, cujo título era o verso da música, o grupo se definiu como uma "força tarefa branca aliada ao movimento de libertação negro".

Além da política, o verso também atingiu os tribunais: um estudo mostrou que seis juízes já usaram a frase do homem do tempo para embasar decisões judiciais na Califórnia.

John Lennon disse à Rolling Stone que a música era tão cativante que, quando ouviu, ele pensou que não sabia se conseguiria fazer uma música que pudesse competir com ela.

PARÓDIAS

O Google parodiou o vídeo em 2010 para anunciar o Google Instant, que é a tecnologia usada para pesquisar resultados enquanto o usuário digita na caixa de texto do buscador. Veja aqui a propaganda:

Nome do vídeo

Veja outros cinco vídeos de bandas que se basearam em "Subterranean Homesick Blues":

1. INXS - "Mediate"

Mediate

2. Bloodhound Gang - "Mope"

Mope

3. Weird Al Yankovic - "Bob"

Mope

4. Belle & Sebastian - "Like Dylan in the Movies"

Like Dylan in the Movies

5. Anti-Flag - "Turncoat"

Turncoat


Endereço da página:

Links no texto: