Folha de S. Paulo


Kareem Abdul-Jabbar vai publicar livro sobre irmão de Sherlock Holmes

Apesar de ser conhecido por ser o jogador de basquete com a maior pontuação da história da NBA, Kareem Abdul-Jabbar também foi ator e, atualmente, tem se dedicado à escrita.

Na sua carreira de escritor, que começou com uma autobiografia lançada em 1983, o ex-atleta já escreveu oito livros.

Seu nono será sua primeira ficção e terá como protagonista Mycroft Holmes, irmão mais velho de Sherlock Holmes. Na série original, Mycroft é descrito como um gênio ainda mais inteligente do que Sherlock.

Jeff Robbins-18.jul.2000/AP
Abdul-Jabbar é o maior pontuador da história da NBA
Abdul-Jabbar é o maior pontuador da história da NBA

O romance se chamará "Mycroft Holmes" e contará uma história de origem do personagem, no momento em que ele acabou de sair da universidade e começou a trabalhar no governo britânico.

O enredo se desenvolve em torno de um mistério em Trinidad, na América Central, que Mycroft vai investigar. Lá, há elementos suspeitos como a morte de crianças, desaparecimentos de pessoas e pegadas na areia viradas ao contrário.

Abdul-Jabbar diz que começou a ler os romances de Arthur Conan Doyle há mais de 40 anos, em sua primeira temporada como jogador de basquete.

"Percebi que dava para ir além com esse personagem mais velho e mais inteligente, que tem esse status alto no governo britânico —na época em que a Grã-Bretanha era o país mais poderoso do mundo", disse o autor, que escreveu o livro junto com a roteirista Anna Waterhouse.

MYCROFT HOLMES

A escolha do enredo diverge de como Sherlock descreve seu irmão na série de Conan Doyle. Mycroft é retratado como um gênio pela sua capacidade de absorver conhecimento e é descrito pelo seu irmão mais novo como "o homem mais indispensável do país", mas não teria a disposição necessária para ser um detetive:

"Ele não tem ambição nem energia. Ele prefere que provem que ele está errado a se esforçar para mostrar que está certo. Várias vezes lhe mostrei um problema e ele me deu uma explicação que depois descobri ser a certa. Mesmo assim, ele é absolutamente incapaz de fazer um esforço pragmático", disse Sherlock em "O Intérprete Grego".

Gyles Brandreth, escritor inglês, sugeriu que essa personalidade —genial, mas preguiçosa— era uma alusão a Oscar Wilde, de quem Conan Doyle foi amigo.

Adaptações da personalidade e da profissão de Mycroft são comuns em tributos à série. Em "Elementary", adaptação contemporânea da história de Sherlock Holmes, Mycroft é retratado como um "restauranteur" londrino; nos quadrinhos, o personagem já foi um psicopata violento e um espião.

Algo que é constante em como ele é retratado, no entanto, é a sua rivalidade com Sherlock. Na série da BBC "Sherlock", isso se transforma em um relacionamento quase infantil, em que Mycroft está sempre preocupado com o bem-estar de seu irmão, que não entende sua atitude.

Jeff Neumann/CBS
Jonny Lee Miller, à esquerda, como Sherlock Holmes, e Lucy Liu, à direita, como sra. Watson, em 'Elementary
Jonny Lee Miller, à esquerda, como Sherlock Holmes, e Lucy Liu, à direita, como sra. Watson, em 'Elementary'

*


Endereço da página: