Folha de S. Paulo


Subornos para ganhar votos marcam história do Globo de Ouro

O Globo de Ouro, uma das maiores premiações do cinema e da televisão –cuja cerimônia ocorre na noite deste domingo (11)–, apesar do seu prestígio, pode ter um longo histórico de subornos aplicados para ajudar a vencer os prêmios.

O jornal americano "New York Post" publicou reportagem sobre o tema neste final de semana, listando casos que mostram por que "alguns apelidaram a cerimônia de Subornos de Ouro".

Em 2013, a Hollywood Foreign Press Association (Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood), entidade que organiza o prêmio, foi processada por Michael Russell, que foi jornalista da associação por 17 anos.

Russell disse que foi demitido porque tentou combater a corrupção na entidade. Segundo ele, os membros da associação aceitavam com frequência dinheiro, viagens e presentes de estúdios de cinema em troca de indicações no Globo de Ouro.

A reportagem, entre outros episódios, também cita os filmes "O Turista" (com Angelina Jolie e Johnny Depp) e "Burlesque" (com Christina Aguilera e Cher) –que receberam críticas bastante negativas, mas levaram três indicações cada um– como casos envolvendo suborno.

Segundo o "New York Post", a Sony Pictures, distribuidora dos dois filmes, para conquistar as indicações, pagou a jornalistas uma viagem a Las Vegas, com hospedagem em hotéis de luxo e show privativo de Cher.

Divulgação
“O Turista” – com Johnny Depp e Angelina Jolie
“O Turista” – com Johnny Depp e Angelina Jolie

IRRELEVÂNCIA

Conforme a reportagem, outro problema do Globo de Ouro é o fato de a Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood ter diversos membros que trabalham para publicações pouco relevantes.

"Muitos deles escrevem –ou, diz-se, esporadicamente escrevem– para publicações medianas europeias ou do Oriente Médio. Há especulações de que, para alguns, a associação é basicamente um meio para conseguir um 'green card' [documento que dá permanência a estrangeiros nos EUA]", diz o texto, assinado por Louisa Pisani.

A quantidade de jurados também é questionável, em comparação à de outras premiações importantes de Hollywood. Votam cerca de 90 pessoas –contra 6.000 da Academia do Oscar e 165 mil do Screen Actors Guild (sindicato dos atores, responsável pelo SAG Awards).

No Brasil, a cerimônia do Globo de Ouro será exibida neste domingo (11), a partir das 22h, pelo canal pago TNT. Confira de lista de indicados.

Divulgação
A cantora e atriz norte-americana Christina Aguilera em cena do filme
A cantora e atriz norte-americana Christina Aguilera em cena do filme "Burlesque"

Endereço da página:

Links no texto: