Folha de S. Paulo


Crime passional escancara relações de fachada em minissérie da Globo

"Não posso te contar quase nada", ri o autor Euclydes Marinho ao ser questionado sobre a trama de "Felizes para Sempre?", minissérie que estreia na Globo no dia 26. Depois, faz mistério. "Conto histórias de casais em crise."

O que se sabe, por ora, é que a trama –releitura de "Quem Ama Não Mata", do próprio Marinho, exibida em 1982– gira em torno de cinco casais que vivem de aparências.

Entre eles estão Marília (Maria Fernanda Cândido) e Cláudio (Enrique Diaz), que se afastam após a morte do filho. Em outra trama, Hugo (João Miguel) quer um bebê, mas a mulher, Tânia (Adriana Esteves), toma pílula anticoncepcional sem que ele saiba.

Zé Paulo Cardeal/Divulgação/TV Globo
"Felizes para Sempre": Hugo (João Miguel) e Tania (Adriana Esteves), Joel (João Baldasserini) e Suzana (Carol Abras) e Claudio (Enrique Diaz) e Marília (Maria Cândido)**

"A trama se foca em casais que aparentemente levam uma vida boa. Mas vamos chegando mais perto e vendo que as coisas não são tão pacíficas. São histórias sobre mentiras, omissões e desencontros."

Haverá um crime passional, em que qualquer um pode ser vítima ou assassino. A inspiração, segundo Marinho, veio da morte de Ângela Diniz, socialite assassinada em 1976 pelo companheiro. "O julgamento varou a noite. A Globo transmitiu, com boa audiência. Vi que havia um interesse em crimes passionais."

"Como 'Quem Ama Não Mata' foi um trabalho muito bem-sucedido, resolvi reescrever à luz do século 21", diz. Em comum com a trama original, só o ponto de partida: cinco casais e um crime.

Os temas da atração perpassam a obra de Marinho, que inclui as séries "Mulher" e "Malu Mulher". "Meu interesse maior é a relação conjugal e os problemas que ela acarreta. Grande parte do que escrevi é em torno disso."

Dirigida por Fernando Meirelles, a minissérie foi gravada em São Paulo e em Brasília em 2014. Marinho, que mora no Rio, ficou um pouco distante da produção por causa da distância. "Mas participei da escolha do elenco, dou palpite, recebo os capítulos, faço relatórios dizendo o que acho."

Afastado das novelas desde "Desejos de Mulher" (2002), o autor diz preferir as minisséries. "Novela é muito brutal", diz. "Não tenho mais vontade de trabalhar 20 horas por dia, de segunda a segunda, comendo na mesa de trabalho."

NA TV

Felizes para Sempre?
Estreia da minissérie
Quando: 26/1, após "Império", novela das 21h da Globo

Assista a teaser de "Felizes para Sempre?"

Vídeo


Endereço da página:

Links no texto: