Folha de S. Paulo


Neil Young lança seu desafio ao iPod com rival mais caro

"É a melhor coisa que ouvi em tempos", afirma a cantora Norah Jones em vídeo produzido e distribuído pela equipe que lança o Pono.

Este é o nome do dispositivo tocador de música digital que, depois de fazer muito barulho por meses em discussões na internet, chega a 80 lojas americanas na próxima segunda-feira (12) para mostrar seu verdadeiro som.

Verdadeiro no sentido literal. "É como um resgate", afirma o cantor canadense Neil Young no vídeo de divulgação do Pono –palavra havaiana para "pureza".

Angela Weiss/Getty Images
Neil Young mostra um Pono em noite de abertura de exposição numa galeria de arte em Santa Monica, California
Neil Young mostra um Pono em noite de abertura de exposição numa galeria de arte em Santa Monica, California

Além de salvar o planeta, Young, 69, conhecido pelo engajamento em causas ambientais, quer salvar a música. "Você ouve a música do jeito que o artista a concebeu."

O Pono foi desenvolvido por ele, para reproduzir arquivos digitais em altíssima qualidade. O projeto, financiado coletivamente pela internet, levantou mais de US$ 6 milhões (R$ 16 milhões) na plataforma Kickstarter.

De fato, o MP3, formato digital mais popular, oferece pior qualidade de áudio, enquanto a alta definição reproduziria todas as nuances instrumentais de uma canção com maior clareza.

BRODAGEM

O vídeo promocional do Pono reúne elogios de uma dezena de ouvintes, empresários do meio fonográfico e músicos, como Eddie Vedder, do Pearl Jam, amigo de longa data de Young.

Já a crítica especializada se divide entre os elogios ("Herbie Hancock acabou de fazer cócegas nos meus ouvidos", definiu o crítico do site "Engadget") e as ressalvas.

A pureza do Pono só é de fato percebida por ouvidos afinados. Para a maioria das pessoas, habituada a áudios extremamente comprimidos, não há grandes diferenças entre um som e o outro.

O aparelho, que se difere os outros players por ter uma base triangular, custa US$ 399 e tem 64 gigabytes de capacidade de armazenamento. Pode ser comprado só nos EUA por seu site oficial, ponomusic.force.com. A entrega é prometida para fevereiro.

O iPod Touch, da Apple, com memória similar e mais aplicações, custa US$ 299.


Endereço da página: