Folha de S. Paulo


Dois atores se desdobram na peça 'Dez Encontros' de David Hare

Sete minutos, 30 minutos, zero minuto: o tempo gasto em uma relação sexual pontua as cenas dos "Dez Encontros" entre os atores Tania Khalill e André Garolli.

A montagem que estreia nesta sexta (9), em São Paulo, é a tradução de "Blue Room", peça de 1998 do dramaturgo inglês David Hare.

A estreia em Londres, na década de 1990, foi marcada pela breve cena de nudez de Nicole Kidman. O espetáculo foi considerado "puro viagra teatral" pelo crítico Charles Spencer, do jornal britânico "Daily Telegraph".

Eduardo Knapp/Folhapress
Retrato da atriz Tania Khalill no boulevard do Shopping Higienopolis
Retrato da atriz Tania Khalill no boulevard do Shopping Higienopolis

A versão que entra em cartaz na cidade aposta mais "no sentimento", segundo o diretor Isser Korik, que traduziu o texto de Hare. "A sexualidade está muito presente, toda cena acaba numa transa. Mas essa versão é menos erótica do que outras já conhecidas", diz Korik.

Ele se refere tanto à montagem com Nicole Kidman, de 1998, quanto à adaptação de José Possi Neto, de 2002, com Christiane Torloni e Murilo Rosa.

Numa época em que nudez e sexo são quase lugar-comum, o diretor quis jogar suas fichas "nas expectativas frustradas de achar a felicidade no encontro sexual".

Ele quis também explorar todas as possibilidades de composição dos atores. "Deixo muito na mão deles", diz.

A peça de Hare, uma adaptação de "A Ronda", texto de 1897 do austríaco Arthur Schnitzler (1862-1931), é um prato cheio para isso: cada ator representa cinco personagens, numa trocar vertiginosa de papeis e das situações em que ocorrem os encontros.

Para mudar de papel, os atores têm menos tempo do que os gastos nas cenas de sexo citadas no início da reportagem –tirando a zerada de um dos personagens interpretados por Garolli.

São no máximo dois minutos para ele passar de taxista a estudante ou para Tania se transformar de empregada doméstica em mulher de político, por exemplo.

Cada um dos atores seguiu um caminho para entrar no clima dos encontros e na pele dos personagens. Tania, que já tinha visto a peça no Brasil, também assistiu em vídeo a várias montagens internacionais –incluindo a famosa com Nicole Kidman.

Já Garolli preferiu não ver nada e procura entrar nos personagens a partir de referências corporais, como o magnata travado mas aprumado em seu eixo.

O resto, dizem, é a tal da química entre os atores. Segundo Tania, não dá para "ficar com 'não-me-toques'".

"Há uma permissividade entre nós que nos ajuda a encontrar o que é do jogo", afirma Garolli.

DEZ ENCONTROS
QUANDO estreia nesta sexta (9); sex. às 21h30, sáb. às 21h e dom. às 20h; até 26/4
ONDE Teatro Folha, Shopping Pátio Higienópolis, av. Higienópolis, 618, tel (11) 3823-2323
QUANTO de R$ 30 a R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 16 anos


Endereço da página: